Avaliação crítica em torno da situação-problema, ontem deixada, envovendo uma professora do segmento infantil.
PREMISSAS da situação-problema :
- Trata-se de um hipotético primeiro dia de aula.
- A atividade dada aos alunos pela professora consiste em pintar um
desenho de uma casa, impresso em folha de papel ofício.
- Os alunos - que teriam liberdade em tal atividade - deveriam efetuar
a pintura, obedecendo o limite de tempo fixado em 5 minutos.
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- Findos os 5 minutos, mesmo sem alguns dos alunos terem concluído a
tarefa, a professora recolheu todas as folhas da atividade dada.
- Após passar os olhos na atividade feita (total ou parcialmente) um por
um, a professora, após folhear todas, separou a de Joãozinho, sobre
a qual emitiu comentários não muito estimulantes.
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NOSSA AVALIAÇÃO :
- A PROFESSORA TEM A SEU FAVOR :
. A aplicação de uma atividade lúdica - que sempre desperta o in-
teresse do alunado em executar -, representando uma motivação
introdutória da aula propriamente dita.
. Tal atividade tem, além da finalidade de verificação do grau de cria-
tividade de cada aluno, a função de desenvolver a capacidade
motriz de cada aluno.
. A mesma atividade tem a finalidade de avaliar a capacidade de "pla-
nejamento" dos alunos (cada um deles verificar a melhor estratégia
na execução da atividade para cumprir o prazo de entrega fixado
pela professora).
(POR NÃO ESTAR ESPECIFICADO NAS
PREMISSAS, )
- A PROFESSORA TEM CONTRA SI :
. Uma atividade, como a dada, por envolver criatividade, requer fle-
xibilidade no que diz respeito ao TEMPO PARA REALIZAÇÃO (por-
tanto, ela NÃO DEVERIA ter indicado o tempo limite em 5 minutos),
porque os devaneios, por parte de cada criança, em torno da ativi-
dade podem exigir muito mais tempo.
. Ela NÃO DEVERIA, EM HIPÓTESE ALGUMA, fazer comparativo entre
os alunos (citar que Joãozinho - AO CONTRÁRIO DOS DEMAIS - não
conseguiu cumprir o prazo estabelecido para entrega da atividade).
E a isso se dá o nome de CONSTRANGIMENTO;
. Ao dizer PUBLICAMENTE (diante dos demais colegas dele) que ELE
NÃO FOI CAPAZ DISSO OU DAQUILO, incorreu numa grave demons-
tração de "bullying".
. Ao criticar a (suposta) "falta de sentido" por ele ter pintado o teto
em verde, a chaminé em..., etc, ela cometeu dois erros :
- cercear a criatividade do aluno;
- contradizer a si própria, uma vez que ela, na apresentação da
atividade, deixou claro que os alunos teriam TOTAL LIBERDADE,
no que se refere à execução da atividade.
. (Se a faixa etária da turma é igual ou abaixo de 5 anos), NÃO SE
PODE EXIGIR "BOM-SENSO" a esse aluno nessa idade. É a fase da
"fantasia".
(Como antecipamos, não somos especialista
nesse segmento de ensino. Ativemos-nos tão-somente à avaliação
pedagógica de uma forma genérica. Caso algum (a) recantista queira
e esteja habilitado para tal, por favor, emita seus próprios comentários
críticos, inclusive sobre os que acabamos de emitir).