Uma situação-problema que envolve didáticos, pedagogos e/ou psicopedagogos...
Considerem a seguinte situação :
Uma professora do ensino infantil, como primeira ativi-
dade para o primeiro dia de aula, propõe a seus alunos o seguinte:
Cada um deles deverá pintar, num espaço de tempo de, no máximo, 5 minutos, da maneira que melhor aprouver, uma casa cujo desenho sem pintura está impresso na folha de papel que está sendo distribuída a cada um deles.
Atingidos os 3 minutos, a professora, mesmo diante das reclamações dos pequenos, não as leva em conta e começa a recolher uma a uma a folha com o desenho.
Após recolher todas as folhas, já sentada em sua cadeira, a professora começa a olhar uma a uma as folhas com o desenho e, após
concluída a análise, começa a fazer seus comentários :
- Joãozinho, você está errado de duas maneiras : primeiro, ao contrário da maior parte da turma, não conseguiu concluir a tarefa. E olha que
essa tarefa é bastante simples ! Mas, o que é pior, Joãozinho, é que
você pintou a casa de uma forma que não existe : o telhado em verde,
as paredes em preto, a chaminé em azul...isso não existe, Joãozinho !
Não somos especialista nesse segmento de ensino. Ainda
assim, permitimos-nos ter nosso próprio conceito a respeito da conduta
dessa suposta professora. E muito estimaria ver os comentários de nossos colegas recantistas, inclusive e principalmente de especialistas
na área, a respeito dessa situação-problema.
Até amanhã...