O GESTOR ESCOLAR e o ALUNO "logado" da ATUALIDADE
A incumbência do Gestor Escolar na atualidade é fazer a Comunidade e as Famílias assumirem o seus papéis perante a Escola.
O aluno da atualidade, é o aluno “logado”, é o aluno que tem em seu poder, um “kit” de comodidades eletrônicas portáteis – ipad, ipod, iphones, celulares de todos os tipos e marcas, com seus recursos e acessório, tablets, notebooks, entre outros.
Este aluno atualizado “logado”, não sabe fazer uso correto destes equipamentos em seu benefício, pois apenas os usa para se “divertir” “matar aula”, “enganar professor”, “jogar games”, “namorar na sala de aula”, “ficar logado”, é ser atual, é estar na moda, é acompanhar a “evolução eletrônica”.
Tais atitudes, levam aos educadores ao desespero, uma vez que, por mais que se esforcem para atingir suas metas das aulas, cumprir os parâmetros educacionais, são impedidos, uma vez que passam a maior parte do tempo destinados as aulas, orientando aos alunos, para o não uso dessa aparelhagem eletrônica, fora do contexto da aula.
Somos vítimas da “evolução eletrônica’, pois a população não foi educada para o uso consciente dessa aparelhagem, e sim, foram compelidos a “comprar” por ser forma de status, de demonstrar condição social, de se fazer “ver”.
A solução é fazer com que sejam conscientizados para o uso desses aparelhos em beneficio da educação, saber usar os equipamentos como fonte de pesquisa e informação na aula que está sendo ministrada.
Tal intento também pode ser adequado com a presença da família e da comunidade na escola, que é imprescindível na formação e na construção do educando, pois, se tem a escola como a extensão do lar, da sociedade familiar, assim o papel de educar os filhos.
Há uma inércia, com raras exceções, dos pais e responsáveis, quando fazem a matrícula do filho em uma unidade educacional pública, onde esquecem por completo das obrigações que lhes são inerentes, onde fazem da escola apenas, um depósito de alunos, sem o comprometimento, sem o mínimo senso de pertencimento.
Por experiência, o chamamento dos pais, responsáveis e a comunidade, se faz necessária para a edificação da nova modalidade administrativa escolar, a participação de todos na educação dos filhos, consolidando os objetivos da democratização escolar pretendida.
Temos a obrigação de entender que o aluno da escola pública custa muito caro, para o conhecimento, o alunado da rede pública teve para a sua formação, um investimento anual mínimo, uma vez que em 2012 foi fixado em R$ 2.096, 68 pelo Ministério da Educação (MEC). O valor se refere aos estudantes dos primeiros anos do ensino fundamental (1° ao 5° ano) e serve como base para calcular quanto às redes de ensino (municipal e estadual) aplicam no custeio das matrículas de cada etapa da educação básica – creche, pré-escola, ensino fundamental e médio.
O patamar definido pelo ministério foi de 21,75% maior do que o referente a 2011 (R$1.722,05). Ele é calculado com base na estimativa de arrecadação dos impostos e contribuições que compõem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
Portanto, devemos elevar o nível do pertencimento, da conscientização de todos, fazendo com que torne a ESCOLA a verdadeira extensão da aprendizagem e formação de cidadãos conscientes e responsáveis, mesmo que “atuais e logados”.