Acredite no seu potencial

Autor: Profº Renato Augusto / Artigos Motivacionais

Ao olhar no espelho, veja em você um leão, mesmo sendo um gato!!!

Hoje resolvi compartilhar com vocês minha trajetória de vida profissional. Lembranças boas e ruins que não voltam mais. Fatos marcantes e importantes que somente me fizeram crescer na vida. A primeira vez em que entrei numa sala de aula como professor tinha vinte e quatro anos, mal começara meu curso superior de gestão da produção e podia, portanto, creditar minhas inseguranças e inexperiência de qualquer formação pedagógica. Lembro que na época trabalha em uma multinacional, em Belo Horizonte, na área de qualidade como técnico de metodologias. Eu ministrava cursos de técnicas estatísticas para os colaboradores daquele setor.

Quando comecei, em 1993, eu era operador de produção e a tarefa que executava era na linha de sigilatura na área da pintura. Aplicava um produto anti-corrosivo nas partes móveis e ocas da carroceria onde a tinta não alcançava. Na época estava surgindo o conceito das metodologias de qualidade na empresa. Logo após a implantação, surgiram os treinamentos aos funcionários para utilização das ferramentas de qualidade nos processos produtivos nas linhas de produções. Como eu sempre fui interessado em aprender coisas novas, logo pedi ao meu condutor para participar de todos os treinamentos que surgissem. E assim aconteceu. Fiz vários cursos de capacitação em várias metodologias e ferramentas de qualidade. Fiz também cursos na área de informática, auditor interno da ISSO 9000/14000, cursos de como falar em público, multiplicador, enfim. Vários cursos em várias áreas distintas. Tive o privilégio de ser o mais bem capacitado em todo o meu setor ao longo dos meus 13 anos de empresa.

No ano de 1996, surgiram as convenções de qualidade onde se competiam vários setores da empresa com apresentação dos trabalhos de cada equipe. Cada setor montava uma um grupo, escolhia um problema de maior prioridade, e através das ferramentas de qualidade chegava a uma solução do problema. Passava por uma comissão avaliadora do setor onde seria apresentado na convenção. Os trabalhos eram avaliados e julgados em alguns requisitos em relação a qualidade. Eram premiados os três melhores trabalhos naquela convenção. Lembro que estava de serviço no terceiro turno, e no intervalo do café meu condutor me chamou e convidou para fazer parte como orador de um grupo de trabalho de CEP - Controle Estatístico do Processo. Uma metodologia que previne as anomalias do seu processo.

Naquela hora seria o início da minha carreira profissional como palestrante. Ai vai uma de várias dicas que darei ao longo deste depoimento: Abrace qualquer oportunidade com toda garra que você puder, estude estratégias de como você pode fazer bem a função que lhe foi dada. Seja ainda melhor do que esperam de você. Supere-se! Aliás, sou grato a Deus por ele ter colocado uma pessoa que mudaria meu destino na empresa. Um amigo e líder chamado Lucélio. Um grande ser humano, de caráter ético, profissional, além de muitos outros. Na hora confesso que me bateu uma dúvida, um calafrio, apesar de gostar de desafios. Na minha cabeça girava duas situações. Ou eu me destacava fazendo um bom trabalho com o grupo, ou eu seria dispensado da empresa por não ter mostrado um resultado esperado. Eu tinha apenas vinte e quatro anos, meu primeiro emprego em uma multinacional. Então era tudo novo e ariscado. Mas mesmo assim aceitei e começamos a desenvolver o trabalho.

Deus é justo, e sempre colocou em meu coração um desejo possível de ser realizado. Eu tinha a plena certeza que ele me ampararia nessa missão. Ele não falha. Digo a vocês, nunca perca o ânimo, nem permita que outros menosprezem suas conquistas. Permaneça firme em seus propósitos e jamais esqueça que Deus é o motivo da nossa vitória. De suas mãos vem o sustento. Já era casado a dois anos, cheguei em casa todo empolgado, compartilhando essa missão com minha esposa. Tive muito apoio dela que foi essencial para o sucesso da minha carreira com esse trabalho. Como eu trabalhava de três turnos, não estava dando para desenvolver as atividades. Uma vez que tudo que precisávamos resolver, era somente no horário administrativo.

Explicando para meu gerente e meu condutor, eles me transferiram para o horário administrativo. A minha primeira ideia era montar uma maquete representando a nossa linha de produção. Naquele momento eu não tinha noção de quanto eu tinha um potencial criativo. Acreditei que tinha capacidade criativa e que só precisei saber usá-la. Compartilhei minha ideia com outras pessoas do grupo para incrementar o processo criativo e abrir a mente. Utilizando materiais reciclados como latinha de refrigerante, terminamos aquela maquete, que pra o grupo, foi o ápice para o nosso sucesso. Antes da convenção, o nosso gerente gostou tanto, que fez questão de mostrar para vários outros gerentes além do diretor geral da empresa.

Ficamos em segundo lugar entre sessenta trabalhos apresentados naquela semana de convenção. Ganhamos uma viagem para Manaus e outros prêmios mais. Após aquela apresentação, o responsável pela metodologia CEP o qual desenvolvemos o trabalho, estava se desligando da empresa e me indicou para assumir o seu cargo na secretaria técnica de metodologias de qualidade do meu setor. Mais um novo desafio que surgia na minha vida profissional. Como é lógico aceitei não tendo noção nenhuma como funcionava, mas ele também sabia das minhas dificuldades, portanto não custava tentar. Ser promovido é o sonho de muita gente, afinal, quem quer ficar anos na mesma empresa e no mesmo cargo? É claro que uma promoção sempre é bem-vinda e ajuda até no ego do funcionário, ter reconhecimento é sempre bom pra qualquer um.

Mas ganhar esta promoção não foi só uma questão de aumento salarial. Junto com ela veio a responsabilidade de um novo cargo, mas é claro se a promoção veio é porque alguém acreditou que eu estava apto para aquela função. Decidi capacitar ainda mais. Temia que estas novas funções exigissem mais conhecimento da minha parte. Fiz vários cursos avançados durante um ano. Aos poucos fui inteirando dos assuntos estatísticos e resolvendo o que surgia no dia-a-dia. Embora tivesse sido um percurso com bastante aprendizagem, comecei a querer saber mais e mais. O importante disso tudo é que eu não deixei que o novo cargo subisse para a cabeça. “Humildade é imprescindível e manter-se humilde é uma bela qualidade que ajudará você com relação às outras pessoas”. Afinal eu ganhei uma promoção e não a empresa. Aprendi que o importante é estar sempre preparado para enfrentar novos desafios, não importa quando nem onde eles surjam.

E não parou por ai. Desenvolvi um bom trabalho e no ano de 1999 fui promovido mais uma vez. Passei a ser auxiliar de metodologias de qualidade com aumento do meu salário. No entanto, ser promovido não tão fácil de conseguir, especialmente se você estiver trabalhando com muitos funcionários que tenham a mesma coisa em mente. Eu mostrei minhas habilidades sem ter que ser um exibicionista chato. Apenas trabalhei duro, empenhei e dediquei quando os problemas começarem a acontecer. E sempre fui o primeiro a pensar nas soluções. A solução de problemas foi a grande ferramenta que impressionou meus superiores. Quando o pior acontecia, eu estava apto a corrigi-los imediatamente. Isto certamente aumentou as suas chances de ser promovido.

No ano de 2001 fiz o curso de condutor do processo, (o mesmo cargo do meu condutor Lucélio), mas não cheguei atuar na linha de produção. Na verdade foi só um trampolim para a minha próxima promoção. Assim que me formei, já era o líder da secretaria técnica de qualidade da pintura. Fui promovido a Técnico de metodologias de qualidade até no ano de 2006 quando fui desligado da empresa. Ai vai outra dica: Você tem que possuir uma visão positiva sobre o seu trabalho. Mesmo que suas chances de ser promovido sejam muito pequenas, não perca a esperança. Esta é a coisa mais importante que você deve fazer. Se você está querendo ser promovido, você deve sempre ser dedicado à sua profissão. Nunca leve o trabalho em segundo plano.

Ser promovido é provavelmente a principal coisa que todo empregado deseja. Seja para fazer aquilo que gosta, seja para melhorar suas condições de vida, seja para experimentar novas experiências. Para se destacar é preciso desenvolver outras capacidades como liderança, trabalho em equipe, transmissão de conhecimento, habilidade e atitude. Esteja atento ao seu redor, aprenda coisas novas, respeite as pessoas, controle o seu ego, tenha foco, seja organizado e tenha transparência nas relações. Vai depender também do amadurecimento profissional, dos resultados alcançados a partir dos projetos desenvolvidos, dos requisitos técnicos para ocupar determinada vaga. Estar alinhado à cultura e aos valores da empresa também é fundamental.

O profissional acomodado, arrogante, que pensa saber tudo e deseja galgar posições sem pensar no coletivo corre o risco de sucumbir. Na vida profissional existe o momento de plantar e de colher. Nos primeiros anos você deve adquirir conhecimento e experiência, observar o outro, gerir projetos, atrever-se a tentar de novo de uma forma diferente. Quando estiver suficientemente amadurecido poderá desfrutar dos resultados plantados. Você tem um grande potencial dentro de si. Eu tenho um grande potencial dentro de mim, também. Por isso te digo: não tenha medo de falar em público, do fracasso, da rejeição, do embaraço. Ao invés disso, derrube o muro que há na sua frente, removendo os tijolos, um por um, e depois redirecionar esses tijolos para construir um caminho que o conduza para onde você quer chegar. Aproveite o seu medo para atingir os objetivos desejados e tenha todo sucesso do mundo. Fiquem com DEUS!!!

Renato Augusto

Coach de Pais

professormineiro
Enviado por professormineiro em 01/04/2013
Código do texto: T4217538
Classificação de conteúdo: seguro