A magia da leitura nos envolve de forma especial desde o momento em que nascemos e passamos a compreender o mundo em que vivemos e fazemos parte. Ampliamos o sentido da vida ao decifrar cada detalhe do que lemos, seja imagens, gestos, letras, enfim tudo aquilo que faz parte do mundo a qual nos rodeia e estamos inseridos.
A amplitude do ato de ler não se limita em decodificar os códigos linguísticos, vai muito além dos conceitos impostos e que também serão necessários no desenvolver da leitura, é compreender o sentido semântico do que se lê.
Conhecer, interagir, interpretar e inserir de forma que amplie o conhecimento, deixar que a magia invada a janela da alma, que as cortinas se abram para que o leitor possa apropriar-se de conhecimentos novos e assim faça uma releitura vivendo uma nova experiência no universo das palavras estando ligado com aquilo que lê e busque novos conhecimentos, desenvolva o senso crítico e seja ativo na mudança de sua vida pessoal, profissional.
Ler é um hábito que deve ser incentivado pelos pais, professores, ler para conhecer, para divertir-se, para emocionar-se, para sonhar e imaginar.
Precisamos envolver de forma apaixonante o leitor para que a leitura seja um prazer e não uma obrigação, algo pesado e cansativo, mas que seja envolvente, uma relação de paixão entre o leitor e o objeto lido.