A força do perdão
Autor: Profº Renato Augusto / Artigos Motivacionais
Muitas vezes foi doloroso. Algumas vezes me machucou. Geraram mágoas, ressentimentos, feridas na alma que refletiram no meu corpo. Mas Deus me ensinou a perdoar o próximo. E você, consegue perdoar?
Às vezes eu fico pensando: “Será que a ausência do perdão tem corroído as pessoas como um câncer por todas as nações da Terra”. O perdão é um princípio e uma regra de fé que o todo o ser humano que possui um mínimo de temor do Senhor Jesus Cristo deve praticar todos os dias de sua vida. Perdoar setenta vezes sete implica infinitas vezes, sem questionamentos. Diz o nosso próprio Senhor Jesus Cristo. Temos que perdoar indefinidamente, a todo o instante, todos os dias. Aprendi que perdoar é uma atitude inteligente que traz paz e solução para a vida.
Já pensou se o Senhor fosse agir assim conosco, sem perdão, estaríamos perdidos, e com certeza não haveria raça humana sobre a face da Terra. Muitos criam objeções ao perdão, barreiras, porque acreditam que se perdoassem estariam concordando com o comportamento prejudicial que violou seus sentimentos, sua crença. Não acredite nisso. Perdoar é preciso, sempre. Mesmo que doa, que fira nossos corações. Muitos pensam que para perdoar é preciso se sentir bem, ou já haver esquecido a ofensa, após certo tempo. Antes de perdoar tem que se querer, esse é o primeiro passo. Perdoar os outros ou a si próprio não significa aceitar o comportamento que nos prejudicou ou prejudicou a outros, nem renunciar valores que foram violados.
Se você tem alguma mágoa no seu coração, ore nesse instante ao Senhor liberando o perdão para a pessoa que o ofendeu. Perdão é a mais pura sabedoria que nós podemos ter. A falta de perdão gera uma ferida podre em nossas almas. Pessoas carregam durante anos essa ferida. Mas o Senhor, por Sua maravilhosa misericórdia, nos ensina a limpar e curar tais feridas. Ele nos ensina que nós tenhamos um relacionamento de perdão com as pessoas assim como Ele age conosco. Todos nós somos falhos e errantes. Nós possuímos as mesmas limitações que todos os outros seres humanos. Chegou o tempo de perdoar.
Perdoar não é um sentimento, mas uma atitude diante do Senhor. Se não conseguimos perdoar por atitude, pelo menos por obediência a Palavra de Deus, por respeito e temor ao Senhor. Não perca mais tempo cultivando essa ferida. Tudo é uma questão de tentar e agir. Perdoar é ter fé. Pois, sem fé, é impossível agradar a Deus (Hebreus 11:6). Portanto, poderíamos interpretar esse versículo como: “Sem perdoar, é impossível agradar a Deus.” Lembre-se, é uma atitude, uma escolha. E, se você ofendeu alguém por algum motivo, vá agora e peça perdão para a pessoa. Escolha essa atitude e faça o que é certo. O perdão antes de tudo é um ato amor, de preservação e de compreensão. Perdoe e liberte-se. Deixo pra vocês o que o Senhor me ensinou. Deus que te abençoe sempre.
Renato Augusto
Coach de Pais