SERGIO BUARQUE DE HOLANDA – CAIO DA SILVA PRADO JUNIOR – GILBERTO FREYRE
Uma de suas Teses: Cordialidade do homem brasileiro.
“ A cordialidade, a ilhanza no trato, a hospitalidade, a generosidade, virtudes tão gabadas por estrangeiros que nos visitam, representam com efeito um traço definitivo do caráter brasileiro.
Decidiu-se por Max Weber, recorrendo a Sociologia Weberiana; em identificar os tipos ideias.
Ao contrário de Gilberto Freyre, que exaltava a adaptabilidade do português no trópico, Sergio Buarque queixou-se veemente da má vontade deles para com as letras, para com a Imprensa e a Educação, deixando o Brasil por três séculos numa ignorância estratégica. Viu-os como simples semeadores que mal queriam sair do litoral, os caranguejos do padre Antonil, feitores criando arraias e vilarejos ao deus -dará, espremidos por latifundios gigantescos, bem ao contrário do ladrilhador espanhol que, este sim, empenhou-se no coração da América ocupando a com cidades planejadas, abrindo escolas, gráficas e universidades, sem cultivo da inteligência, a busca do bocó pelo anel de grau, a equivaler a brasões de nobreza. Pavor as artes mecânicas, vista como atividades inferiores.
Para Sergio Buarque, o momento crucial da História Social do Brasil deu-se com a abolição dos escravos. Viu o Brasil fluir lentamente após a Lei Áurea.
Caio da Silva Prado Junior – identificava-se com o Marxismo, Política econômica. Caio prado destacava-se como um dos principais representantes da utilização do Marxismo, no estudo da História e teoria política brasileira.
Sua obra abrange os campos da História, Geografia, Sociologia, economia, Política e Filosofia. Ele analisava que nosso País nasceu, surgiu de acordo com a exploração e a produção de produtos agrícolas para a Europa. Nossa sociedade foi moldada por tal sentido, que representa um modo de produção característico.
O que as pessoas são, depende portanto das condiçãoes materiais de sua produção. O sentido da colonização brssileira reflete o método de produção e organização da sociedade formada. Mesmo com a industrialização, o Brasil continua exportando o que é produzido aqui. Na colonização o que se produzia era mandado para a Europa e hoje continua assim.
A história do Brasil e a história da produção de bens materiais para o consumo externo. ( O materialismo histórico, uma das mais fabulosas teorias de Marx ). O materialismo histórico considera a produção dos bens materiais necessários à existência dos homens, a estrutura econômica da sociedade como a força principal que determina toda a vida social humana e condiocona a transição de um regime social a outro.
Gilberto Freyre – trabalhou na constituinte contra o racismo.
Estudo da Sociedade brasileira. Decidiu-se pelo Positivismo. Gilberto freyre ao investigar a civilização e a formação da Sociedade brasileira, se utilizou de aspectos considerados triviais, tais como: receitas de cozinha, etiquetas, modos de lidar com o corpo, formas de alimentação; reeuropização que trnasforma o país a partir de 1808 ( vinda da família Real ).
A importância da Família Real, organização social, fundada a Família Patriarcal. ( português e mulher índia ). A civilização brasileira teria sido formada por negros, índios e europeus: Sobre a civilização brasileira, Freyre ressalta que nem o branco, nem o negro agiram por si, muito menos como raça, ou sob a ação do clima nas relações de sexo e de classe, que desenvolveram entre senhores e escravos no Brasil. Exprimiu-se nessas relações o sitema econômico que nos dividiu como um Deus todo poderoso, em senhores e escravos. Daí se deriva a exagerada tendência para o sadismo, característica do brasileiro nascido na casa grande, no engenho.
A influência é tão forte que mesmo meninos que nascem após a escravidão, gostam de ser malvados com seus inferiores. As senhoras mal amadas, humilhadas, criavam muitos filhos dos maridos.
Bibliografia: educaterra.com
Instrucional da Universidade Castelo Branco
pt.wikipédia.org