O SURGIMENTO DAS CIDADES

As primeiras cidades se desenvolveram as margens de rios, onde começou a atividade agrícola. Com o desenvolvimento da agricultura, as sociedades produziam mais alimentos. Com mais alimentos a humanidade se alimentava melhor, portanto a poulação cresceu mais rapidamente.

Havendo necessidade de se cultivar cada vez mais e desenvolver técnicas com a finalidade de melhorar a produtividade do solo.

As aldeias e comunidades passaram a se unirem para construir sistemas de irrigação e poder aproveitar mais as margens dos rios. A fusão das aldeias formaram cidades. As cidades foram surgindo as margens dos rios, devido a dependência das águas essencial à agricultura.

Com o surgimento das cidades, surgiram as primeiras civilizações . Como se localizavam próximo aos rios denominaram-se civilizações fluviais. As cidades egípcias surgiram as margens do Rio Nilo, as cidades dos povos mesopotâmicos, surgiram as margens dos Rios Tigre e Eufrates, as cidades chinesas surgiram as margens dos Rios Hoang-Ho (amarelo) e yang Tse-Kiang (azul), as cidades indianas surgiram as margens do Rio Indú.

Onde hoje é a Turquia, há 9 mil anos atrás surgiu a cidede de Catal Huyuk, devido a agricultura e pecuária na região.

As cidades tinham duas características básicas: centralização política e melhor divisão do trabalho.

A população em sua maioria trabalhava na agricultura e na criação de animais. Com o uso de técnicas de irrigação e outras técnicas agrícolas, desenvolveu muito a agricultura, que passou a produzir mais do que o necessário para consumo. Com essas sobras de alimentos, os povos passaram a trocar com outros agricultores, o que deu origem ao comércio.

Esse excedente de alimentos passou a alimentar também a outros grupos de tarbalhadores que prestavam serviços, tais como médicos, soldados, sacerdotes etc.

Chamamos de processo de divisão de trabalho, a especialização de trabalhadores em diversas atividades. Essas especializações do trabalho tornaram possíveis o desempenho de duas novas técnicas: a confecção de tecidos e a cerâmica. Os tecidos no principio eram feitos de lã de ovelhas. Os fusos eram de ossos, para fiar a lã, depois os fios eram tecidos em teares. Os objetos de cerâmica eram feitos de argila à mão e cozida em fogueiras. Com essa técnica os artesãos fabricavam pratos, vasos decorativos, vasilhas para armazenar alimentos e outros objetos. Algumas cerâmicas eram pintadas. Elas serviam como meio de troca por outros produtos necessários a população.

Com a necessidade de melhorar a produtividade agrícola e a divisão do trabalho, as comunidades neolíticas inventaram o arado, que ajudava no preparo da terra para cultivar.

Com o crescimento da população e o desenvolvimento da agricultura, surgiu a necessidade de se organizar melhor o trabalho na sociedade. Essa coordenação ficava na mão da família mais poderosa, que cuidava da produção de alimentos e da construção de obras píblicas, tais como: canais de irrigação e diques. O chefe dessa família era denominado o rei.

Para controlar a produção agícola, o rei usava seus próprios servidores, enquanto um era encarregado de registrar a colheita, outros se responsabilizavam pelo armazenamento dos grãos.

Criou-se assim uma organização de pessoas comautoridade sobre a população, que podiam criar e cobrar impostos, defender a cidade, fazer leis e julgar os crimes. É o que se chama de processo de formação política ou de Estado. As pessoas se reuniam com o rei no palácio.

Havia também os templos, onde os sacerdotes se reuniam para cultuar os deuses protetores da cidade.

Com o surgimento das cidades, desenvolveu-se a escrita, em 4000 a.C. Devido a vários fatores, como: necessidade de contabilizar os produtos comercializados e os impostos arrecadados pelo rei; fazer levantamento das obras, que necessitava de sinais numéricos para a realização de cálculos geométricos.

Após a escrita o homem desenvolveu uma forma de registrar suas idéas e de se comunicar. A escrita proporcionou que a vida de hoje seja conhecida por gerações futuras.

Bibliografia: Livro de História – Projeto Araribá – 7ª série