ESCOLA DOS ANNALES
A escola dos Annales surgiu de uma Revista dos Annales que veio a tornar-se um movimento historiográfico no período acadêmico francês.
Os historiadores Marc Bloch e Lucien Febvre, insatisfeitos com a pobreza de análises de pesquisa utilizados naquela época, diante do contestamento, eles mudaram a maneira de fazer pesquisas.
A proposta era livrar-se de uma visão positivista da escrita da História, que predominou nos séculos XIX e XX, onde a História era contada como uma crônica de acontecimentos; no novo modelo a História deveria substituir a historiografia antiga por analises de longa duração com a finalidade de compreender melhor as civilizações das mentalidades.
Eles eram a favor de um História que abordasse diversas disciplinas, tais como: a geografia, a psicologia, a antropologia, a sociologia, a economia, etc...
A 1ª geração da Escola dos Annales foi liderada por: Lucien Febvre, que defendia uma História com uso de fontes não documentais e do diálogo entre os historiadores e Marc Bloch, que buscava mais do que a marca positivista, buscava uma História das mentalidades.
A 2ª geração foi liderada por Fernnad Braudel, que acreditava na História de curta, média e longa duração: a de curta duração, pode-se fazer uma analogia com as notícias que saem no jornal, a de média duração é um pouco maior e a de longa duração era a que Braudel se importava; a História de longa duração não sofria interferência de pequenos acontecimentos.
Braudel criou uma metodologia da História interdisciplinar, quantitativa, usando o homem em relação ao meio e o tempo como objetos.
Em sua obra mais importante, " O Mediterrâneo e Felipe II, constatando que a geografia e o tempo são muito importantes na História. Neste ponto a História das mentalidades sofreu um decréscimo de importância, uma vez que nesta abordagem quantitativa a História das mrntalidades não possuia a mesma sustentação que a História socioeconômica.
A 3ª geração foi cxaracterizada por falta de liderança; nesta geração houve duas críticas de sua abordagem, onde os historiadores do movimento foram acusados de negligenciarem a história política; essa crítica era sem fundasmento, pois o afastamento da história política não era generalizado na Escola dos Annales.
Então há uma retomada da história narrativa e de eventos. A Escola dos Annales funciona até os dias atuais, e graças a essa Escola a maneira de se escrever a História mudou, hoje ela é muito mais abrangente, com a sua interdisciplinalidade.
Bibliografia: curiosidadeshistória.blogspot.br
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