ESCOLA DE FRANKFURT
É o nome dado a um grupo de filosófos e cientistas sociais Marxistas que se encontram no final dos anos 20. Se associando a teoria crítica da sociedade. Os conceitos de indústria Cultural e Cultura de Massa, deve-se a Escola de Frankfurt. O seu sentido inicitara uma sociologia crítica e não baniu Hegel, nem Marx, considerando-se sua herdeira.
Após ter saido da Alemanha Nazista, a intelectual alemã Hannah Arendt afirmaria - “ Me considero judia e alemã”, legitimando a posição crítica da Escola de Frankfurt, onde Hannah havia estudado com Karl Jaspers e travado contatos com Martin Heidegger.
O período que vai do fim da primeira guerra mundial, na Alemanha, até a ascenção de Adolf Hitler ao poder, e a consequente instauração do 3º Reich, que ficou conhecido como “República de Weimar”.
O momento de Weimar na Alemanha intensamente delicado, não apenas por causa da derrota alemã na 1ª grande guerra, mas também pela crise capitalista de 1929, o que viria a empobrecer ainda mais a Alemanha derrotada, uma vez que a esmagadora maioria dos empréstimos para o governo de Weimar para construir a Alemanha no pós-guerra, provinha dos Estados Unidos, o centro da crise de 29.
Naturalmente, como alternativa para solucionar a crise econômica na Alemanha, surgiram vários pensadores que elaboravam estudos críticos de política, economia, sociedade dentre os quais se destacam os intelectuais da Escola de Frankfurt.
No que diz respeito a estes últimos, a tendência socialista era claríssima, contudo, apesar do socialismo se apresentar como uma forte tendência para a sociedade alemã. Acabou vingando o Facismo, na versão radical do nazismo, sistema de governo vigente durante o 3º reich e que perseguiu e procurou exterminar tanto os socialistas em geral quanto os intelectuais da escola de Frankfurt. Muitos conseguiram fugir da repressão alemã. Outros permaneceram e tiveram de se adequar ao sistema, este foi o caso de Martin Heidegger.
Bibliografia: pt.wikipédia.org/wiki/escola_de_frankfurt
pt.wikiquote.org/wiki/escola_de_frankfurt