A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA NO PERÍODO NEOLÍTICO
O período Neolítico, também conhecido como a era da pedra polida. 8000 a.C., os humanos começaram a fabricar armas e utensílios com pedras polidas. Tais como enxadas, foices, pilões e machados. Essas pedras eram encontradas no Oriente Médio.
Na revolução agrícola, acreditavam-se que as mulheres eram as responsáveis por coletar frutos e raízes, então elas observaram que as sementes que caiam brotavam novamente, dando origem a novas plantas. A agricultura foi uma invenção da mulher. Então além de caçar, pescar e coletar os humanos passaram a plantar e colher.
Os primeiros cultivos ocorreram na Turquia e no Crescente fértil, no oriente Médio. Ia do Nilo as margens dos rios Tigre e Eufrates, onde atualmente é o Iraque.
As primeiras plantações foram de cereais, o trigo no Oriente Médio e na África, o arroz na China e na Índia e o milho na América.
Naquela época nem todos os seres humanos aderiram a agricultura, alguns grupos continuaram com o seu costume antigo de viver da caça, pesca e coletar frutos e raízes.
Com a descoberta da agricultura pelas mulheres, causou uma revolução na vida de muitos seres humanos, que passaram a ter uma vida sedentária, cultivando e criando animais.
Bibliografia: Livro de História – 7ª série – Projeto Araribá