A CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO - 1972
A CONFERÊNCIA DE ESTOCOLMO DE 1972
A Conferência de Estocolmo foi realizada pela ONU – Organização das Nações Unidas, em junho de 1972, em Estocolmo, capital da Suécia. Os cientistas já detectavam futuros problemas por causa da poluição atmosférica causada pelas indústrias.
Os países pensavam que as fontes naturais eram inesgotáveis. Porém os problemas foram surgindo, como secamento de lagos e rios, a inversão térmica e as ilhas de calor. Com esses problemas acontecendo, a ONU organizou uma convenção na qual os países se propunham a fazer uma parcela de ajuda ao mundo.
Essa foi a 1ª Conferência Mundial sobre o Homem e o Meio Ambiente. Os Estados Unidos, propuseram a decisão de acabar com as atividades mundiais de indústria por um tempo, pois essa é a mais poluidora. A decisão foi contestada pelos países subdesenvolvidos que tinham a base econômica unicamente na industrialização.
Em virtude desse impasse a Conferência ficou marcada pela disputa do desenvolvimento zero defendido pelos países desenvolvidos e o desenvolvimento a qualquer custo, defendido pelas Nações subdesenvolvidas.
A posição do Brasil foi a de defender o desenvolvimento a qualquer custo e não reconhecer a gravidade dos problemas ambientais. O Governo do Brasil defendia que para se chegar a um nível de desenvolvimento adequado não se podia poupar qualquer esforço para alcançá-lo. Alegava que a maior poluição era a nossa pobreza.
A postura do Brasil deveu-se a dois fatores: primeiro ao fato de o país ter um projeto de combate à pobreza, através do crescimento econômico, amparado na industrialização e na agricultura. Em segundo lugar porque o Brasil encontrava-se sob uma Ditadura militar e o Governo temia uma intervenção da ONU em assuntos internos.
A Declaração de Estocolmo incluiu alguns princípios destinados às necessidades especiais dos países do 3º mundo, onde reafirmava a soberania e o direito de explorarem seus recursos, o desenvolvimento econômico tinha prioridade sobre a proteção ambiental.
Essas atenuantes deram margem para que cada país tratasse as questões ambientais como bem entendesse. No ano seguinte o Governo brasileiro criou a Secretária Especial de Meio Ambiente, que iniciou suas atividades em 1974. O dia 5 de junho foi oficializado pela ONU como o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Bibliografia: pt.wikipédia.org
ambitojurídico.com.br
www.portaleducação.com.