O campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo
A pedagogia não é, certamente, a única área científica que tem a educação como objeto de estudo. Também a sociologia, a Psicologia, a economia , Linguística, podem ocupar-se de problemas educativos, para além de seus próprios objetos de investigação e , nesta medida, os resultados de seus estudos são imprescindíveis para a compreensão do educativo. Entretanto, cada uma dessas ciências aborda o fenômeno educativo sob a perspectiva de seus próprios conceitos e métodos de investigação. É a Pedagogia que pode postular o educativo propriamente dito e ser ciência integradora dos aportes das demais áreas. Isso significa que, embora não ocupe hierarquia superior às outras ciências da educação, tem um lugar diferenciado.
A Pedagogia, com isso, é um campo de estudos com identidade e problemáticas próprias. Seu campo compreende os elementos da ação educativa e sua contextualização, tais como o aluno como sujeito do processo de socialização e aprendizagem: os agentes de formação( inclusive a escola e o professor);as situações concretas em que se dão os processos formativos (entre eles o ensino); o saber como o objeto de transmissão/assimilação; o contexto socioinstitucional da instituições ( entre elas as escolas e salas de aula). Resumidamente, o objeto do pedagógico se configura na relação entre os elementos da prática educativa : o sujeito que se educa, o educador, o saber e os contextos em que ocorre.
LIBÂNIO, José Carlos, Pedagogia e Pedagogos, para quê. 7º -Pag.37- Ed. São Paulo, Cortez, 2004.