Reflexão do Filme: “Janela da Alma” ao Mito da Caverna
O filme "Janela da Alma" é um documentário que trata o tema da cegueira, através do depoimento de dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, falam como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo.
Os entrevistados fazem revelações pessoais sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e também a importância das emoções como elemento transformador.
Podemos associar o filme Janela da Alma ao ensinamento de Platão, O mito da caverna. O mito narra que em uma caverna vivem homens amarrados diante de uma tela, sem poder mover as cabeças e que só veem a sombra das coisas e de pessoas projetadas pela luminosidade de uma fogueira posta atrás deles, como uma tela de cinema.
Platão acreditava que o mundo que vivemos não passa de uma cópia imperfeita de outro mundo perfeito, chamado de mundo das ideias, e no mundo das aparências permanecemos presos às ilusões, às imagens, às opiniões, às falsas promessas, enfim a tudo que aprisiona o indivíduo ao erro.
Na época de Platão, o filósofo paga um preço muito caro por defender a verdade e anunciá-la aos outros. É por isso que muitos o renegam e preferem permanecer na escuridão da caverna.
O exemplo da caverna de Platão é peculiar, pois as pessoas olhavam para dentro da caverna e viam sombras, que eles acreditavam ser a realidade, o mundo. Retornamos a caverna, ao olharmos para um perfil de rede social e acreditamos que a pessoa é aquilo, e o monitor passa a ser real, e esquecem-se do mundo lá fora.
Nos dias atuais o mito da caverna mudou para o nosso cotidiano, através da própria televisão (novela, futebol, etc.) assim como também o computador, apego as mídias sociais, tais como twiter, facebook, blog, Skype, msn, etc..
Concluindo, nunca estivemos tão próximos da alegoria da caverna de Platão do que hoje: ao sermos bombardeados por imagens e informações de todo tipo, sombras que cremos reais, sombras da realidade, as quais nos cegam.
REFERÊNCIAS:
http://brainbox.labin.pro.br/?p=2089 Acesso em 16/05/2012.
http://www.interfilmes.com/filme_13649_Janela.da.Alma-(Janela.da.Alma).html Acesso em 16/05/2012.
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2004/10/janela_da_alma.html Acesso em 16/05/2012.
http://www.uefs.br/nep/labirintos/edicoes/02_2008/14_artigo_luciane_figueiredo_pukulat.pdf Acesso em 16/05/2012.