A Educação Medieval
Na Idade Média, passa-se da valorização do discurso e da argumentação à valorização do conhecimento religioso. A educação da Idade Média era marcada pela disciplina e pela influencia da religião.
Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. A Igreja era a dona da cultura e conhecimento, pois controlava grande parte do saber herdado da Antiguidade Clássica.
Os mosteiros medievais ficaram célebres por sua política de hospitalidade, dando abrigo temporário a peregrinos e andarilhos e pelas minuciosas e caprichosas cópias manuais de textos e livros da Antiguidade Clássica.
A escola, como nós conhecemos, é um produto da Idade Média. A sua estrutura ligada à presença de um professor que ensina a muitos alunos de diversas procedências e que deve responder pela sua atividade à Igreja ou a outro poder.
Uma das diferenças entre Santo Agostinho e de Tomas de Aquino, seria a linha de pensamento de cada um, Agostinho se apoiava na filosofia de Platão, enquanto Santo Tomás de Aquino na de Aristóteles.
De Acordo com o Guia de Estudo, História da Educação, p. 112, afirma:
“Agostinho defendia que o ponto fundamental no processo educativo é o fato de o verdadeiro conhecimento ser inato colocado na alma de Deus. Desta maneira, o saber não é transmitido pelo mestre ao aluno, já que a verdade é uma experiência pessoa que está dentro de cada um.”.
Filosofia Cristã Patrística, trata-se da filosofia dos padres e dos poderes da Igreja. É o período de defesa da fé cristã e de conversão dos não cristãos. Segundo Agostinho, o homem recebe de Deus o conhecimento das verdades eternas.
Ainda no Guia de Estudo,História da Educação, p. 115, diz:
“Para Tomás de Aquino, a educação é uma atividade que torna aquilo que é potencial em atual. Como o homem tem uma natureza corrompida, a atividade de ensino depende das Santas Escrituras e da providência divina. A educação para Tomás era um meio para atingir o ideal da verdade e do bem, assim superaria as tentações do pecado.”.
Filosofia Cristã Escolástica, trata-se da filosofia das “escolas” cristãs. Santo Tomás de Aquino diz que a educação é uma atividade pela qual aquilo que é potencial se torna realidade atual. A educação não é mais do que um meio para atingir o ideal da verdade e do bem, superando as dificuldades interpostas pelas tentações do pecado.
Concluindo no período medieval, predomina uma visão teocêntrica, Deus como fundamento de toda ação pedagógica.
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Carla Cristina; SILVA, Huagner Cardoso da; BARBOSA, Maria Cristina Freire; MOURÃO, Maria das Graças Mota e SILVA, Maria Nadurce. História da Educação: Guia de estudos- UAB/Unimontes, s/d.
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_3556/artigo_sobre_educacao_medieval_religiosa Acesso em 11/06/2012.
http://www.brasilescola.com/historiag/filosofia-medieval.htm Acesso em 11/06/2012.
http://educacao.uol.com.br/filosofia/santo-agostinho-a-procura-da-verdade-no-interior-do-ser-humano.jhtm Acesso em 11/06/2012.
http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2009_2010/pdf/2009/29.pdf Acesso em 11/06/2012.
www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/agostinho.doc Acesso em 11/06/2012