Escola e Sociedade

Na Idade Moderna, a educação escolar não pode ser mais desvinculada da sociedade. A sociedade moderna utiliza-se da escola como reprodutora de seus métodos; e a economia e a educação passam a andar juntas, portanto há indícios de regime politico em seus atos.

A família, neste período, retoma como núcleo de afetos e as crianças são vistas como centro-motor da vida familiar. A moral da época impõe que se dê a todos os filhos, não só ao primogênito, uma preparação para a vida. A tarefa passa a ser atribuída à escola.

A escola instruía, formava, ensinava conhecimentos e também comportamentos. Porém, uma escola que reorganizava suas próprias finalidades e seus meios.

Uma escola não mais sem graduação. Com a instituição do colégio, teve início um processo de reorganização disciplinar da escola e de racionalização e controle de ensino, que fixavam um programa minucioso de estudo e de comportamento, o qual tinha ao centro a disciplina.

Através da sociedade moderna, que se cria a ideia de educação em formar cidadãos, escolarização universal, gratuita e leiga, estendida a todos, e a escola passa a ser a forma predominante da educação.

Muito se questiona sobre a sociedade transferir a responsabilidade da educação à escola, porém não se pode excluir a família na formação de cidadãos em primeiro plano, é um mito considerar apenas a escola como responsável na tarefa de educar.

No entanto, a escola ainda é reprodutora do ideal de sociedade entre o Estado e as elites, mudam-se os nomes, mas os conceitos são os mesmos.

REFERÊNCIAS:

BARBOSA, Carla Cristina; SILVA, Huagner Cardoso da; BARBOSA, Maria Cristina Freire; MOURÃO, Maria das Graças Mota e SILVA, Maria Nadurce. História da Educação: Guia de estudos- UAB/Unimontes, s/d.

http://fabiopestanaramos.blogspot.com.br/2011/05/educacao-escola-familia-e-sociedade.html acesso em 20/06/2012.

http://www.pedagogia.com.br/historia/moderno.php acesso em 20/06/2012.