A Escola Nova
A Escola Nova
Definição de Escola Nova:
“É um movimento de educadores europeus e norte-americanos, organizado em fins do século XIX, que propunha uma nova compreensão das necessidades da infância e questionava a passividade na qual a criança estava condenada pela escola tradicional. Também conhecida como Educação Nova, a Escola Nova tem seus fundamentos ligados aos avanços científicos da Biologia e da Psicologia.”
(http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=335 Acesso em 04/07/2012.).
O Movimento Educacional denominado “Escola Nova” veio para contrapor o que era considerado tradicional. O movimento escolanovistas acreditava na educação como elemento primordial para a construção de uma sociedade democrática, respeitando a diversidade e a individualidade do sujeito.
As reformas educacionais no Brasil surgiram para combater o analfabetismo, muito forte em todo o país. As preocupações educacionais na década de 20 levaram à elaboração do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932, assinado pelos principais intelectuais do meio educacional brasileiro. Basearam-se em partes dos ideários educacionais (John Dewey e Ferrier), adaptados ao contexto brasileiro.
O Manifesto foi liderado por Fernando de Azevedo, com o apoio de vários intelectuais, como Anísio Teixeira, Roquette Pinto, Mario Casassanta, Cecília Meirelles e vários outros. Neste período, o maior problema nacional era a educação, pois era um meio de segregação social.
A educação do período privilegiava as elites e com a escola nova a educação popular passa a ser o foco da atenção. Neste contexto, a educação deixa de ser centrada no professor e passa a centrar-se no aluno, e também o professor passa a ser o agente estimulador e orientador da aprendizagem.
Faziam parte das propostas do Manifesto as seguintes reivindicações:
-Educação de qualidade, pública e gratuita;
-Assegurados direitos a todos à educação;
-A educação equiparada ao desenvolvimento econômico, financeiro e intelectual do país;
-As escolas pré-primárias e o ensino primário num único bloco;
-O ensino primário articulado ao ensino secundário;
-O ensino superior diversificado, com cursos para as carreiras liberais e para carreiras técnicas.
O movimento educacional da Escola Nova trouxe à tona as velhas reivindicações de ensino de qualidade aos menos favorecidos (classes populares), influenciando pedagogicamente o ensino público, exigindo o compromisso do Estado como parte integrante do sistema educacional brasileiro.
REFERÊNCIAS:
BARBOSA, Carla Cristina; SILVA, Huagner Cardoso da; BARBOSA, Maria Cristina Freire; MOURÃO, Maria das Graças Mota e SILVA, Maria Nadurce. História da Educação: Guia de estudos- UAB/Unimontes, s/d.
http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=335 Acesso em 04/07/2012.
http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_pedagogia_escolanovista.htm Acesso em 04/07/2012.
http://textolivre.com.br/artigos/15437-o-movimento-dos-pioneiros-e-os-seus-ideais Acesso em 04/07/2012.
http://www.webartigos.com/artigos/escolanovismo/22754/ Acesso em 04/07/2012.