"Meu” Cometa Halley
Provavelmente por influência do Google, em razão de pesquisas, o artigo que aqui publiquei, em Biografias, intitulado de “O Cometa Halley” tem sido o mais acessado.
Honrou-me a escolha do texto pela Editora Saraiva para fazer parte de um livro didático, Jornadas Ciências – 6° ano do ensino fundamental, Manual do Professor.
O artigo lembra a minha passagem por Traipu, cidade alagoana, às margens do São Francisco, na década de 80, época em que ocorreu o fato gerador do texto, a tão esperada passagem do Cometa Halley, no ano de 1986.
As histórias que tenho contado de cada lugar por onde passei apresentam sempre uma pitada de humor, sem partir para a ficção. Posso até parafrasear o Nelson Rubens, ao dizer que “eu aumento, mas não invento”. Não deixei de registrar os fatos marcantes das cidades por onde passei durante a minha trajetória, que abrange os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, este último o de maior tempo. Por conseguinte, as histórias publicadas aqui no Recanto das Letras são em maior parte genuinamente alagoanas. E esta de Traipu é a laureada pela participação num livro de abrangência nacional.