ÁFRICA DO SUL

A colonia de Cabo Verde foi instalada em 1652 pela Companhia Holandesa das Índias Orientais, com o objetivo de servir como escala aos navios da empresa a caminho da Indonésia.

Os primeiros europeus a se estabeleceram no Sul da África foram os holandeses. Eles usavam os nativos para trabalho escravo na agricultura. Os primeiros colonizadores ficaram conhecidos como bôeres, que significa agricultores.

Em 1795 o reino Unido tomou a colonia do Cabo Verde, passando a ser posse britânica em 1814 através do Congresso de Viena.

Quando a escravidão foi abolida em todo Império Britânico em 1834, sérios atritos começaram entre os bôeres e os britânicos, o que ocasionou uma migração rumo aos planaltos interiores, que teve início em 1835.

Os holandeses pegaram seus escravos e migraram para o Norte, aonde fundaram as Repúblicas do Orange e do Transvaal, que surgiram do massacre dos povos nativos, criando uma sociedade baseada na opressão racial.

A África do Sul é um país multiétnico - europeus, indianos, negros e asiáticos.

A descoberta de minas de diamante e de ouro ocasionou um conflito no século XIX que ficou conhecido como Segunda Guerra dos Bôeres. Os Britânicos lutaram com os bôeres pelo controle da riqueza mineral. Os bôeres venceram e os Britânicos deram independência limitada a África do Sul em 1910.

Durante a colonização Holandesa e Britânica a segregação racial era informal.

Após as eleições multirraciais de 1994, o ANC venceu e Nelson Mandela assumiu o Poder, sendo o primeiro Presidente Sul-africano negro.

Com uma costa litorânea de mais de 2500 km, banhado pelos oceanos: Atlântico e Indico, tendo uma extensão territorial de 1.219.912 km², sendo o 25º maior país do mundo em área territorial.

A paisagem da áfrica do Sul possui um grande planalto distribuído em deserto, pastagens e savanas, cortado pelo Rio Orange e o Vaal. No Sul situam-se as cordilheiras do Karoo e a leste o Drakenberg.

O ponto mais elevado do país é no Mafadi. Ao Norte situa-se o rio Limpapo, que serve de fronteira com o Bolsuana e o Zimbabué.

O clima da África do Sul é no geral temperado, variando entre clima mediterrâneo no extremo Sul, a desertificação a Noroeste. Na Cordilheira há clima de Montanha e neve nos picos elevados, no inverno.

Jonesburgo é a maior cidade. Outras cidades importantes são: Pretória, Durban, Bloemfortein. Em Pretória fica a sede do Poder Executivo, na Cidade do Cabo fica a Sede do Poder Legislativo e em Bloemfortein fica a Sede do Poder Judiciário.

Em 1988 através da Lei de nº 118, foi criado o Conselho Sul Africano de nomes geográficos, permitindo a mudança de nomes das cidades em inglês e africâner para nomes baseados em línguas africanas.

A África do Sul tem uma população de 50 milhões de habitantes de diversas origens, culturas e religiões.

O último censo realizado foi em 2011 e o próximo será em 2021. A África do Sul é composta por negros, brancos,mestiços,indianos e asiáticos.

A Cidade mais populosa é Joanesburgo, seguida de Cidade do Cabo, Durban, Germinnton, Pretória, Porto Elizabeth, Bloenfontein, E ast London, Vanderbijpaq, Pietmatzbuerg,

A população branca descende dos Holandeses. Flamengos, Portugueses, Noruegueses, Alemães, Gregos, Franceses, ingleses,,,,,polacos, Irlandeses, Italianos, escoceses , Galeses e Judeus. Os brancos falam inglês ou africâner e inglês.

Denomina-se de Coloured, os descendentes da miscigenação de negros e brancos.

A religião na África do Sul é de Cristãos, Muçulmanos e muitos praticam o Sincretismo.

Rivanda De Siqueira
Enviado por Rivanda De Siqueira em 26/02/2013
Reeditado em 01/03/2013
Código do texto: T4160045
Classificação de conteúdo: seguro