APARTHEID

O apartheid foi um regime de separação racial adotado pelos governos do Partido Nacional da África do Sul, entre os anos de 1948 e 1994, onde uma minoria de brancos dominava a maioria dos habitantes, usurpando seu direito de cidadão.

A separação racial teve início no período de colonização, contudo o apartheid foi introduzido como política oficial após as eleições de 1948. A nova lei separava os habitantes em grupos raciais - negros, brancos, de cor e indianos, separando as áreas residenciais, na maioria das vezes tiram a força. No final de 1970 os negros perderam o direito a cidadania, passando a se tornarem membros de uma das dez pátrias tribais autônomas, chamadas de bantustões.

O governo segregou a saúde, a educação e outros serviços públicos, e os negros tinham serviços inferiores aos dos brancos.

O apartheid causou grande violência na África do Sul, surgindo um movimento de resistência interna e também houve um embargo comercial contra a África do Sul.

Várias revoltas populares e protestos ocasionaram o banimento da oposição e a prisão de lideres antiapartheid. Uma grande desordem se espalhou e o Governo respondeu com aumento da repressão e da violência.

Em 1980 houve reformas no regime, mas não conseguiram reter a crescente oposição. Já nos anos 90, o presidente Frederik Wilem de Klerk iníciou negociações com o objetivo de acabar com o apartheid, o que levou a realização de eleições multirraciais e democráticas em 1994 , sendo vencedores pelo Congresso Nacional Africano, com a direção de Nelson Mandela.

Rivanda De Siqueira
Enviado por Rivanda De Siqueira em 23/02/2013
Reeditado em 01/03/2013
Código do texto: T4155266
Classificação de conteúdo: seguro