O DECLÍNIO DE CASTELA - (CATALUNHA)
No ano de 1410 morre o Rei Martin, de Castela, sem deixar herdeiros poe fim ao a dinastia catalã. Já em 1469 com o casamento de Fernando II de Aragão e Isabel de Castela, que passaram a história como os Reis Católicos. Sendo os Reinos governados por um soberano, porém com seus impostos, idioma e leis independentes, assim como foi no reinado da Confederação Catalã-Aragonesa. Em 1516 a dupla herança de Castela e Aragão foi concedida pela primeira vez ao monarca neto de Fernando II, o Carlos I, da Casa de Áustria. Esta união beneficiou Castela, ao conquistar relevância no cenário internacional, com o descobrimento da América, em 1492. Com o surgimento de um Vice-rei na Catalunha, aumentou o atrito com Madri, cada vez mais absolutista.
Com a guerra da sucessão Espanhola, dos estados bourbônicos ( França e Espanha de Felipe V) e os da Grande Aliança de Haia ( Inglaterra, Países Baixos, o Império Alemão, Savoia e Portugal ).
A Catalunha apostou na Aliança, mas Felipe V de Bourbon, saiu vitorioso do conflito, primeiro monarca da dinastia que até hoje reina na Espanha.
Ocupou Barcelona em 1714. Sendo a pior consequência da derrota a dissolução do Estado Catalão. A partir de então a Espanha passou a ser um estado juridicamente uniforme, com apenas uma língua, o castelhano, e a administração centralizada em Madri.