ABRAHAM LINCOLN E O BULLING
FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR*
Aos colegas professores e ou educadores, aos amigos, aos pais, as mães, aos diretores, ao Ministério da Educação, aos secretários de educação dos municípios e dos estados brasileiros, afinal a todos nós que fazem educação e que trabalham na construção de uma educação de qualidade. Não tenha dúvida que este texto nos dá a certeza de que a educação (magistério), na teoria e na prática é um verdadeiro sacerdócio em todos os sentidos. Porém, só te peço Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus, não deixai cair em tentação e me livra de brincar de ensinar enquanto professor e de brincar de aprender enquanto aluno.
Assim sendo, nestes tempos em que pais incentivam bulling, não aceitam as notas baixas obtidas pelos filhos nas provas escolares, questionam e ameaçam professores, passam a mão na cabeça de filhos atropeladores, brigões, marginais, frutos amargos de um tempo sem qualquer noção de limites, semeando uma sociedade que não valoriza a vida em todos os sentidos e cujo diploma acadêmico em síntese se resume em milhares de assassinatos envolvendo jovens adolescentes advindos da academia chamada de droga licita e droga ilícita.
Por analogia e crítica social envolvendo o ontem e o hoje na vida educacional da criança e do adolescente no sentido educar e instruir para a vida adulta em uma sociedade cheia de desigualdades sociais. Tomei à liberdade de transcrever a carta que Abraham Lincoln, 16º Presidente dos Estados Unidos da América, escreveu em 1830 (século XIX) ao professor de seu filho:
"Caro professor, ele terá de aprender que nem todos os homens são justos, nem todos são verdadeiros, mas por favor diga-lhe que, para cada vilão há um herói, que para cada egoísta, há também um líder dedicado, ensine-lhe por favor que para cada inimigo haverá também um amigo, ensine-lhe que mais vale uma moeda ganha que uma moeda encontrada, ensine-o a perder, mas também a saber gozar da vitória, afaste-o da inveja e dê-lhe a conhecer a alegria profunda do sorriso silencioso, faça-o maravilhar-se com os livros, mas deixe-o também perder-se com os pássaros no céu, as flores no campo, os montes e os vales.
Nas brincadeiras com os amigos, explique-lhe que a derrota honrosa vale mais que a vitória vergonhosa, ensine-o a acreditar em si, mesmo se sozinho contra todos.
Ensine-o a ser gentil com os gentis e duro com os duros, ensine-o a nunca entrar no comboio simplesmente porque os outros também entraram.
Ensine-o a ouvir todos, mas, na hora da verdade, a decidir sozinho, ensine-o a rir quando estiver triste e explique-lhe que por vezes os homens também choram.
Ensine-o a ignorar as multidões que reclamam sangue e a lutar só contra todos, se ele achar que tem razão.
Trate-o bem, mas não o mime, pois só o teste do fogo faz o verdadeiro aço, deixe-o ter a coragem de ser impaciente e a paciência de ser corajoso.
Transmita-lhe uma fé sublime no Criador e fé também em si, pois só assim poderá ter fé nos homens.
Eu sei que estou pedindo muito, mas veja o que pode fazer, caro professor."
.........................
*Endereço para acessar este CV:
http://lattes.cnpq.br/5755291797607864
ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL
http://www.academialetrasbrasil.org.br/ArtFPMAdetentos.html
http://www.academialetrasbrasil.org.br/albestados.htm
http://www.academialetrasbrasil.org.br/albparaiba.htm
http://www.academialetrasbrasil.org.br/artfranaguiar.htm
http://www.academialetrasbrasil.org.br/galeriamembros.htm
RECANTO DAS LETRAS
http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=65161
CONSELHO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE
http://www.cobrpsi.org/psicanalistas/paraiba-pb-/
http://www.cobrpsi.org/artigos-publicados/
O GUIA LEGAL = SITE DE PESQUISAS
http://www.oguialegal.com/08-historicodefavela.htm
http://www.oguialegal.com/08-favelaontemehoje.htm
http://www.oguialegal.com/08-favelaemespanhol.htm
http://www.oguialegal.com/08-palavrafavela.htm
CBP – REPRESENTANTE REGIONAL PARAÍBA
http://www.cobrpsi.org/regionais/
Biblioteca
Instituto Histórico e Geográfico Paraibano
FONTE: http://www.ihgp.net/biblioteca/index.php?item=10
História
Autor: AGUIAR, Francisco de Paula.
Título: Santa Rita, sua História, sua Gente: origem, história, povo, sociedade, bases econômicas e antropologia geo-social e cultural
Editor: Campina Grande/PB: Gráfica Julio Costa, 1985. 109 p. il.
Descritores: SANTA RITA, HISTÓRIA, MUNICÍPIO DA PARAÍBA.
Série: s.s.
Notas: Traz foto do autor e seus pais, da Bandeira Oficial do Município de Santa Rita (p.91), Brasão Oficial (p.93), Brasão e Armas do Colégio Francisco Aguiar (p. 95).
Localização: HIS-60 PB (5392/97)