O home de Caravelas lá de "xima

De: S. Potêncio Os Gambuzinos (056)
 
Da minha leitora Margarida Botelho eu recebi uma carta onde ela fez uma análise do ensino em Portugal actual:
 
(citando)
Fases do ensino em Portugal
- 1ª fase (antes de 1974): O aluno ao matricular-se ficava automaticamente chumbado.
- Teria de provar o contrário ao professor.
- 2ª fase (até 1992): O aluno ao matricular-se arriscava-se a passar.
- 3ª fase (actual): O aluno ao matricular-se já transitou automaticamente de ano, salvo casos muito excepcionais e devidamente documentados pelo professor, que terá de incluir no processo, obrigatoriamente um "curriculum vitae" extremamente detalhado do aluno e nalguns casos da própria família.

- 4ª fase ( em vigor a partir de 2007): O professor está proibido de chumbar o aluno; nesta fase quem é avaliado é o
próprio professor, pelo aluno e respectiva família, correndo o risco quase certo de chumbar...
(fim de citação)
 
Aos: Alunos Leitores,
 
- Mui Dignissima Participante no "Chat" o desta matéria que é a análise da infraestructura psico-motora de sentimentos enraizados da percepção pedagógica "xuxial-democrática" contemporânea, segundo a visão dos mentores da revolução pós abrilina, para o desenvolvimento sustentado pelo erário público, em declinio por falta de verba e de sustentação da "privada" na iniciativa de se dizer só a verdade, nada mais que a verdade, e sempre muito aquém da verdadeira causa do problema da educação com pompa e circunstância em desabono da própria realidade consensual colectivamente aceita pela maioria dos analfabetos em politica educacional do sistema vigente.
 
--- ' nas Senhoras!, ... e mous siores!
 
Apraz-me manifestar de moto-próprio, e de livre e expontânea vontade o meu acordo, formado nos acórdãos da justa palavra lavrada por charrua de relha, com grau 5, em formação de bacharelato curricular temporário, que o dito cujo diploma aqui ex arado - não tinha charrua naquele tempo - está em conformidade com o pensamento mais popular actualmente em vigor por força dos impostores... - entenda-se que; quem cobra imposto é cobrador, quem impõe os impostos são os impostores do governo e as suas respectivas repartições algures fixadas em território nacional.
 
Quero também acrescentar que realmente, nos tempos da outra senhora que sempre acompanhou o home de Santa Comba Dão,... tudo de graça!, o aluno nada mais era do que um burro carregado de livros por todos os lados.
- Outrossim, é publicamente sabido e divulgado que o aluno para ir à escola não pode ser esperto, mas tem que ser inteligente!... isto porque nem todos se podem apelidar de "chicos" ou "chicas" a não ser em língua espanhola ou "iberista ferrenho", e além do mais os alunos inteligentes, eles não são vistos com bons olhos, e como tal, eles são descriminados sem culpa, mas ficam sendo apenas vistos e apelidados como "chico-espertos"!
 
Já no caso de avaliação feita recentemente pelo MEC CC - Mal Educados Com Categoria Circunstancial, os alunos precisam primeiro ser emigrantes, ir estudar linguas no exterior, para depois poderem voltar a Portugal e trazer os bolsos cheios de "milho" para ajudar as autarquias a pagar as custas das ajudas de custo internas, e das ajudas de custo de viagens educacionais internacionais, e após então abrir as escolas que são publicas mas que tem a economia na "privada".
 
- Posto isto meus caros leitores e leitoras, é-me a mim vedado o direito de continuar a fazer este discurso, pois cheguei à conclusão de que não passo de um analista semi-analfabeto, e por isso sem voz, nem meios para chegar onde eu pretendia...
- Nada mais justo do que a voz do povo quando ele diz: "vozes de burro não chegam aos céus"!, e eu lhe dou toda a razão a ele, ao Ti Zé Pô,... vinho do bom só se for o do Dão, que por sinal é dos mais caros do ICEP (entenda-se: Istudei Cá En Portugal, e o vinho é "caro" porque é muito estimado e dado...) e por isso eu me fico aqui pela "santa terrinha" à espera que nasça outro home menos xuxialista, menos educado, menos analista, menos pessimista, menos futurista, menos oportunista, menos populista, menos especialista e sobretudo menos "Chavista" que o "Chá vês" a ver Braga por um canudo!,... e para isso aqui deixo a minha sugestão aos novos alunos em busca de profissões modernas, mais funcionais do ponto de vista politico inteiro, ou sejam - alunos sem partido!
- Como em Portugal a educação é um assunto de gente grande,... então vejamos outra citação que o meu Amigo Conde Victor da Ericeira acaba de me mandar, onde eu apenas traduzi para português sub-tropical:
 
Eis aqui algumas pequenas sugestões para colocar nos C.V. e assim dar um "plus" no "cu rrículo vitae" de cada aluno, quando se referir aos seus empregos politicos anteriores:


- Especialista de Fluxos de distribuição (paquete).
- vulgarmente conhecido como "office boy"!

- Supervisora Geral de Bem-Estar, Higiene e Saúde (mulher da limpeza).
- também chamada de "diarista"!... quando home é pau p'ra toda a colher!

- Coordenador de Fluxos de Entrada e Saída (porteiro).
- Quando o sistema é electrónico exige curso de supervisor de informática!...

- Coordenador de Movimentação e Vigilância Noturna (segurança).
- o tipico Vigia da esquina, que nunca está lá, quando a casa é assaltada.

- Distribuidor de Recursos Humanos (motorista de autocarro).
- onde só há Onibus, é substituído por Condutor formado em passagens de lombada electrónica.

- Especialista em Logística de Combustíveis (empregado da bomba de gasolina).
- o popular "bombeiro" que fica na frente do caça-niqueis e por isso também é conhecido por "frentista".

- Assessor de Engenharia Civil (trolha).
- No 1° estágio age como servente, 2° estágio atua como ajudante, 3° estágio ocupa o lugar de Pedreiro e assim por diante até chegar a Mestre de Obras sem Canudos.

- Consultor Especialista em Logística de Alimentos (empregado de mesa).
- Ó Garçon, ó Gente fina, ó Méstre de cerimonial de boteco, ó Meu Chapa, e o sempre nomeado aos gritos ó se Faz Favor!...

- Técnico de Limpeza e Saneamento de Vias Publicas (varredor).
- Gari, Edil, Maratonista de Camião de Lixo entre outras, são algumas tarefas deste servidor público na privada activa.

- Técnica Conselheira de Assuntos Gerais (cartomante).
- Bruxa, Fofoqueira, Corta-Casaca e outros nomes não publicáveis, são também conhecidos no mercado de futuros quadros ocupacionais...

- Técnica Especialista em Terapia Masculina (cabra).
- Massagista Autônoma Free-Lance a granel (anda solta na rua)

- Técnica Especialista em Terapia Masculina Senior (cabra de luxo).
- Massagista Autônoma Free-Lance com curso de MBA - Muito Boa Adstringente.

- Especialista em Logística de Produtos Químicos e Farmacêuticos (passador de droga).
- Cheirador de Cola de Sapateiro nas horas de bico... traficante em trânsito pela favela e dos bairros da lata.

- Técnico de Marketing Direcionado (vigarista).
- Um verdadeiro "script writter" do conto do vigário.

- Coordenador de Fluxo de Artigos (receptor de artigos roubados).
- Também conhecido por Vendedor de Produtos em Segunda-mão!...

- Técnico Superior de Distribuição de Artigos Pessoais (carteirista).
- Especialidade em Puxamento de Sopetão!...

- Técnico de Redistribuição de Rendimentos (ladrão).
- No 1° estágio atua como simples Pilha-Galinhas, 2° estágio só usa Colarinho Branco...
 
- Gestor de Planeamento de Espaço (arrumador):
- Pastor de Carros... É o "Flanelinha"!... este é o emprego mais fácil de conseguir!, basta levar uma flanela pendurada no ombro e se aproximar dos veiculos no estacionamento.
É especialista em abordagem "pode deixar que eu tô de olho"!... e logo que o usuário sai do carro já deve pagar pelo serviço adiantado...
Ele pode trabalhar na rua, no campo, e até no governo à saída das repartições. Um verdadeiro funcionário autonomo!... ou o cliente paga ou na proxima vez, ele perde o carro, a roda, um risco na pintura,... enfim... um prestador de serviços que todo o mundo precisa.
- Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados (político)
- Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados (político)
- Técnico Superior Especialista de Assuntos Específicos Não Especializados (político)
- Mentor préviamente eleito e autorizado para exercer todas as funções acima descriminadas...

P.S. (ISTO NÃO TEM NADA A VER COM POLITICA JÁ DISSE...) Nota do autor: Com os políticos esta técnica nunca falha. - Então não me acusem de eu não contribuir para a educação da lingua nossa de todos os dias...
Silvino Potêncio/Natal-Brasil - O home de Caravelas lá de "xima" - Autor de "Catramonzeladas Literárias" e outras barbaridades da cultura lusófona na diáspora...
Publicado originalmente em Setembro de 2006 : http://zebico.blog.com/
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 06/02/2013
Reeditado em 15/09/2013
Código do texto: T4126873
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.