QUEM NAO E O MELHOR TENDE A SER O PIOR
As escolas Brasil afora precisam melhora seu aprendizado ou modelo de ensino pois o que temos insiste em nao reter o mau aluno ate que este tenha aprendido de fato e o governo mantem os niveis de elevacao desconsiderando a excelencia do aprendizado. Repetencia nao e castigo, nao e estatistica negativa diante da ONU, nao e amostragem de resultado pifio da capacidade do educador. Mas sim uma condicao que o aluno nao absorveu o aprendizado e isso nunca mudara com projetos ou determinacao das secretarias de educacao a revelia do contato direto do professor que tem perdido autonomia com seu aluno que encontrando facilidades contrarias aquelas que demonstrem seu Quociente de inteligencia nos niveis necessarios a sua aprovacao gradual, podera usar a propria inteligencia restante levianamente nos postos chaves em locais reduzindo as chances de tal lugar ter o crescimento por absorver alguem que podera nao saber nada ou menos do que se espera, arrotando soberba sabedoria.
E isso mesmo. Escolas normal e publicas, nos niveis fundamental e medio vao empurrando seus alunos que poderao fazer sem preparo suas faculdades e o cidadao de formacao academica podera saber menos do que um tecnico qualquer que se esforcou e tornou-se excelente naquilo que aprendeu. O saber nao determina cor raca ou religiao. Um antigo professor de matematica me disse ha anos e guardo para repasse adiante vez por outra: OU SABE-SE OU NAO SE SABE. Qualquer aluno ou candiddato com um minimo de decencia se sentira melhor merecendo aquilo que recebeu por esforco proprio dentro da normalidade das regras mantida a ingualdade. Assim foi demonstrada sua real capacidade. O polemico regime de cotas e um seguimento dessa linha de pensamento e a matematica nao muda quem estiver nas universidades precisara merecer estar la e nao entrar porque o governo baixou um decreto. A legitimidade, como sabemos tem que vir seguida de conhecimento capaz de ser comprovado em sabatinas aleatorias. Em um universo de disciplinas, ha aquelas em de fato que somos mais fracos do que outras mas o problemas e que estao formando alunos que nao sabem nada de nada e nada passarao adiante senao a indignacao de quem sabe ou confere exigencia legitima do conhecimento pleno, aquele que destaca um aluno de outro.
Quando os nao capacitados sao chamados a provar por A mais B e caem como pedras de domino, menos mal porque saem logo mas os que seguem adiante irao se constituir numa fraude academica legalizada pelo governo. Nossa cultura pagara um preco por isso no futuro. Eu que sou negro jamais iria para uma universidade a partir de metodos que excluam minha capacidade intelectual nos moldes que mem permitam superar qualquer outro candidato pelo talento pessoal. Pois creio que nao podemos discriminar quem detem o conhecimento de fato ja que o intelecto advem do individuo e nao de sua cor ou raca. ou determinacao do governo que masi ma vez comete ingernecia onde nao deveria.
QUEM NAO E O MELHOR TENDE A SER O PIOR.