Sugestão DIDÁTICO-PEDAGÓGICA ao MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Nesta data, assistindo a um dos programas do

CANAL FUTURA (aliás, recomendâmo-lo. As matérias nele apresenta-

das são de primeira qualidade...), deparamos-nos com uma matéria

que abordava sobre a reciclagem do lixo, numa das cooperativas de

São Paulo. Até aí, nada de excepcional. O que veio a seguir, sim, é

que, a nosso ver, deveria ser aproveitado pelas autoridades governa-

mentais : Profissionais na área de artesanato ensinando as várias

aplicabilidades do plástico (garrafas plásticas), do jornal usado, enfim,

de tudo aquilo que consideramos como imprestável.

Com a garrafa plástica, uma das profissionais

mostrava as várias alternativas de uso : flores, bolsas plásticas, den-

tre uma imensidão de outras alternativas.

E é aqui que entra a nossa sugestão :

Por que não INCLUIR AULAS DE ARTESANATO

NA GRADE CURRICULAR ? Mesmo que tal disciplina não fosse reproba-

tória, IRIA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS, DARIA A ELES

MAIS CONSCIÊNCIA DO QUE PODE OU NÃO SER RECICLADO e, O QUE É

MAIS IMPORTANTE :

PODERIA REPRESENTAR UMA FONTE DE RE-

CURSOS FINANCEIROS PARA AQUELES ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS,

RECONHECIDAMENTE CARENTES : com o domínio da arte do artesanato,

poderiam produzir objetos / peças que seriam vendidas por suas famílias

e, assim, conseguir mais uma fonte de renda que poderia melhorar-lhes

E MUITO a condição de vida, SEM CONTAR QUE PODERIA AFASTAR ES-

SES ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DO RISCO DE SE TORNAREM VICIADOS EM DROGAS (quase sempre reflexo da ociosidade mental),

PORQUANTO, COM A PRÁTICA LABORAL ENCHERIA SEU TEMPO DE FOR-

MA ÚTIL, INTERESSANTE E ACIMA DE TUDO, A G R A D Á V E L (eles

poderiam se sentir realizados vendo suas obras sendo apreciadas e/ou

adquiridas por desconhecidos.

À REFLEXÃO DE QUEM DE DIREITO.

pedralis
Enviado por pedralis em 03/01/2013
Código do texto: T4065928
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