Sugestão DIDÁTICO-PEDAGÓGICA ao MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Nesta data, assistindo a um dos programas do
CANAL FUTURA (aliás, recomendâmo-lo. As matérias nele apresenta-
das são de primeira qualidade...), deparamos-nos com uma matéria
que abordava sobre a reciclagem do lixo, numa das cooperativas de
São Paulo. Até aí, nada de excepcional. O que veio a seguir, sim, é
que, a nosso ver, deveria ser aproveitado pelas autoridades governa-
mentais : Profissionais na área de artesanato ensinando as várias
aplicabilidades do plástico (garrafas plásticas), do jornal usado, enfim,
de tudo aquilo que consideramos como imprestável.
Com a garrafa plástica, uma das profissionais
mostrava as várias alternativas de uso : flores, bolsas plásticas, den-
tre uma imensidão de outras alternativas.
E é aqui que entra a nossa sugestão :
Por que não INCLUIR AULAS DE ARTESANATO
NA GRADE CURRICULAR ? Mesmo que tal disciplina não fosse reproba-
tória, IRIA DESENVOLVER A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS, DARIA A ELES
MAIS CONSCIÊNCIA DO QUE PODE OU NÃO SER RECICLADO e, O QUE É
MAIS IMPORTANTE :
PODERIA REPRESENTAR UMA FONTE DE RE-
CURSOS FINANCEIROS PARA AQUELES ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS,
RECONHECIDAMENTE CARENTES : com o domínio da arte do artesanato,
poderiam produzir objetos / peças que seriam vendidas por suas famílias
e, assim, conseguir mais uma fonte de renda que poderia melhorar-lhes
E MUITO a condição de vida, SEM CONTAR QUE PODERIA AFASTAR ES-
SES ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA DO RISCO DE SE TORNAREM VICIADOS EM DROGAS (quase sempre reflexo da ociosidade mental),
PORQUANTO, COM A PRÁTICA LABORAL ENCHERIA SEU TEMPO DE FOR-
MA ÚTIL, INTERESSANTE E ACIMA DE TUDO, A G R A D Á V E L (eles
poderiam se sentir realizados vendo suas obras sendo apreciadas e/ou
adquiridas por desconhecidos.
À REFLEXÃO DE QUEM DE DIREITO.