SE O SENHOR NÃO EDIFICAR A CASA...
O Salmo de número 127, nos traz um assunto muito interessante, que se refere a construção da casa. Mas que casa? Seria um prédio construído com tijolos, pedras, ferro e cimento? Não, não é bem isso que se refere o autor do Salmo.
No nosso entendimento, Salomão referia-se neste Salmo a família, pois no versículo três, está escrito: “Herança do Senhor são os filhos: o fruto do ventre seu galardão”.
Cabe a nós, pais, dispensar um cuidado especial para com nossos filhos, sabendo nós que, a nossa família, não é projeto simplesmente nosso, mas de Deus. Ora, se nossos filhos são a herança que Deus nos deu, não podemos negligenciar nossos cuidados para com eles; pois qual é o cidadão ou a cidadã que recebendo uma herança não procura administrá-la com segurança? Ou quem é a pessoa que recebendo uma joia valiosa não trata cuidadosamente de guardá-la em um lugar seguro? Então por que não cuidemos carinhosamente de nossos filhos, para evitar que os mesmos sejam levados pelas más influências?
A Bíblia diz que é muito cedo que devemos cuidar de nossos filhos. Salomão, por exemplo, diz: “Ensina a criança no caminho em que dever andar, e ainda quando for velho não se desviará dele” Pv. 22:6.
O texto diz que devemos ensinar a “criança” e não o “adulto”, portanto, esses ensinamentos devem começar muito cedo na vida de nossos filhos. Assim fazendo, demonstramos nossa responsabilidade perante Deus por nossos filhos, dando-lhe uma boa educação ainda na infância, preparando-os para nos alegrar quando adultos.
Querido pai, querida mãe, vocês são os vigias de vosso lar, de vossa família, pois a sua casa foi edificada pelo Senhor, agora o que Ele Deus quer, é que você dela cuide, mantendo com o Senhor uma perfeita comunhão e a paz reinará em seu lar.
É penoso dizer, mas existem, nos dias atuais, muitos pais que já perderam o domínio e o respeito dos filhos; e aquilo que antigamente era uma atitude natural, hoje já não existe mais, muitos filhos, ainda de menor idade, comportam-se inconvenientemente, desrespeitando por completo a autoridade dos pais, e ai do pai ou da mãe que se atreva chamar-lhe atenção pelo seu comportamento.
É muito raro, raro mesmo, o pai de família que ainda mantém os filhos como rebento de oliveira à roda da mesa produzindo a unidade da família e a alegria no lar, os que assim fazem, diz a Bíblia: que é um varão abençoado, porque teme ao Senhor.
Convém lembrar que é Deus quem nos dá a vitória. É Deus quem pode edificar solidamente a nossa "casa". É Deus quem nos salva. Enfim, é Deus quem é tudo em nós. Sem Deus nada somos e nada podemos fazer, não podemos viver dignamente.
Como o projeto da família foi planejado, arquitetado e executado por Deus, cabe a nós cuidadosamente administrá-lo sempre sob sua orientação.
Concluímos dizendo: que, sem Deus, em vão estaremos edificando; sem Deus, em vão vigia a sentinela; sem Deus e a Sua graça, inútil nos será trabalhar, pois estaremos trabalhando para ajuntar como quem ajunta em cesto sem fundo.
Pr. Luís Goncalves