Como Impressionar e Ter Sucesso
Comunicar com clareza é o primeiro passo para a harmonia das relações. Nos dias de hoje, em que a globalização tem estreitado todos os povos e a democracia surge como a esperança das nações modernas, nada melhor do que um aperfeiçoamento na forma de comunicar. Porém, comunicação não se restringe exclusivamente à portabilidade tecnológica ou de vanguarda. Partindo-se do princípio de que o sucesso se alcança aos poucos, ou seja, é o pequeno que se torna grande, alcança-se, na comunicação interpessoal, a prática do manejo globalizado ao se tratar de grandes negócios.
O primeiro instrumento da comunicação inteligível, o mais antigo, continua sendo, até hoje, o mais importante e fundamental porque parte de uma ação comum a todos os seres humanos. Refiro-me à fala. Saber falar resume-se, exclusivamente, em tornar feliz e produtiva uma relação, quer seja ela de negócio ou afetiva. E de onde parte este “saber falar?” Naturalmente, das ferramentas que compõem a fala: aparelho vocal, voz e dicção.
Dentre estas, é a dicção, de longe, a mais importante para uma comunicação eficaz. Deixando de lado o conteúdo, que engloba outra temática, uma dicção clara, perfeitamente inteligível, pausada e de ritmo adequado impressiona o ouvinte. As mulheres apresentam esta característica bem mais desenvolvida do que os homens. Portanto, está na dicção, o segredo do sucesso na boa comunicação, o que vai gerar confiança e sucesso em todas as outras áreas correlatas
Ao conversarmos com outra pessoa, inconscientemente, elogiamos ou reprovamos sua forma de se expressar. A pior impressão advém de um falante que não consegue se expressar adequadamente, temos dificuldade de entender o que diz e, pesarosamente, temos que pedir que repita uma ou mais vezes porque não conseguimos entender sua mensagem.
Isto ocorre porque tal pessoa não sabe trabalhar sua dicção ou não está nem aí para a impressão que vai causar ao seu interlocutor. Se prestarmos atenção à profissão de repórter, por exemplo, dentre outras que têm na fala a principal ferramenta de trabalho, ficamos, não raro, embevecidos com a forma cristalina, perfeita, suave com que nos é passada uma informação; esta característica é muito mais presente nas mulheres, que a possuem como um dom divino e natural.
Mas, qualquer pessoa pode, e isto independe de sua posição, profissão ou idade, desenvolver uma dicção perfeita a ponto de impulsionar sua carreira para degraus cada vez maiores. Não é exagero afirmar que os detentores de posições privilegiadas e invejáveis chegaram a tal patamar exatamente por sua forma bela e límpida de se expressar. Portanto, um treino nesse sentido fará toda a diferença entre o sucesso e o fracasso.
Há um exercício espetacular para isto: ler em voz alta, de meia a uma hora por dia, trechos de livros, mormente aqueles que nos atraem por sua beleza literária, como obras clássicas ou similares. Ao ouvirmos nossa própria entoação clara e bonita, vamos nos acostumando a isto e, com o tempo, adquirimos esta capacidade primordial a uma perfeita comunicação.