O TDAH E A ESCOLA

O TDAH E A ESCOLA:

Muitos pais queixam-se da falta de apoio da escola quando o filho é portador de TDAH. Isto de fato acontece e uma das principais razões é a falta de informação e o despreparo dos professores. Pensando nisto, alguns especialistas reuniram dicas sobre como lidar com crianças com o transtorno.

1. Antes de qualquer coisa, os professores devem fazer uma avaliação para identificar qual é a dificuldade mais importante do aluno portador de TDAH e o que mais atrapalha o seu desempenho. Ao conseguir responder essas perguntas, o professor cria melhores condições para traçar as estratégias que aplicará em sala de aula.

2. O segundo passo importante é saber distinguir o que o portador é capaz de fazer do que ele não é, e assim não criar expectativas irreais. Recompensar progressos sucessivos ao invés de esperar pelo comportamento perfeito - essa seria a melhor dica!

3. Conversar com a criança e seus pais sobre o método mais fácil de estudo em casa. Isso facilita muito a vida dos portadores. Proponha aos pais alguns “experimentos” de formas de estudos diferentes até que seja encontrada a mais adequada para aquele aluno, contanto que inclua uma programação de estudo com intervalos e assim não acumular matéria.

4. Ambientes com muitos distratores / estímulos externos devem ser evitados. Uma sala de aula deve contar apenas elementos necessários para a situação de aula daquele momento. Murais com muitas informações ficam melhor colocados nos corredores por exemplo. Músicas ou barulhos externos com frequência também devem ser evitados.

5. No ambiente escolar, evitar instruções muito longas e parágrafos muito extensos! Isso certamente será apreciado e facilitará o aprendizado de todos os alunos sem exceção. Por exemplo, provas com enunciados longos funcionam muito mais como "armadilha" do que uma tentativa de escalrecimento da pergunta. Espaço entre as perguntas e clareza nas instruções são imprescindíveis para uma melhor realização de provas.

6. Uma boa forma de envolver todos os alunos e principalmente os portadores de TDAH é solicitar que um aluno a repita a instrução que você acabou de dar para a realização de uma determinada tarefa (alternância entre os alunos / aumenta a atenção de toda a turma)

7. Atividades que exijam maior integridade da atenção sustentada devem ser feitas preferencialmente no início da aula, ou seja, as tarefas que demandem mais atenção contínua por um péríodo de maior devem ser priorizadas e assim serem feitas no início da aula.

8. As provas deverão acontecer no primeiro tempo de aula. No último tempo, o aluno já teve várias aulas, de várias matérias, que acabam funcionando como elementos de distração e podem prejudicar todos os alunos, especialmente os portadores desnecessariamente.

9. Conscientizar os alunos portadores de TDAH do tipo de prejuízo que o comportamento impulsivo pode trazer tanto para ele quanto para o grupo. Os portadores precisam se dar conta de que interromper a fala da professora ou a andamento das atividades pode ser altamente improdutivo para ele e para o grupo. Isso deve ser feito individualmente e de forma que não culpe o aluno. Apenas sirva como uma conversa esclarecedora.

10.Por fim, utilizar todos os recursos que ajudem um aluno portador de TDAH a concentrar-se mais , tais como: lembretes em agendas e/ou cadernos; listas de tarefas; anotações em provas e trabalhos; quadro de avisos e cronogramas, servindo como ferramentas organizadoras de horários e datas importantes. Uma outra dica ainda dentro dessa dica é eleger junto com os alunos alguns representantes para serem responsáveis por cada um desses recursos.

O importante é o resultado e não o processo. Esse é um dos conceitos da educação inclusiva que não pode ser perdido de vista. O ideal não é tentar encaixar a todo custo um aluno com especificidades em um modelo educacional que mais dificulta do que facilita o aluno portador de TDAH a desenvolver sua competência.

OBS: Todas as informações contidas nesta postagem foram retiradas do site http://www.tdah.org.br/. Acesse e saiba mais!

http://www.tdah.org.br/
Enviado por Bia Fernandes em 30/11/2012
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