O Profissional do Futuro

 
                        [...] imaginar a EAD como um diamante lapidado e 
                        várias facetas, cada qual iluminada e refletindo de  
                        uma forma diferente (LITTO e FORMIGA, 2009)*.
 
 A Educação a Distância (EAD) apresenta uma oportunidade de aprendizagem autônoma e que vai depender diretamente do interesse do aluno. Infere diretamente nas suas necessidades de aprendizagem. 
 
   A distância física não impede a interação entre alunos e tutores, e entre alunos e alunos. As tecnologias e as novas metodologias de aprendizagem aplicadas em EAD vêm surgindo no sentido de buscar soluções inovadoras para tornar o ambiente virtual um espaço cada vez mais democrático. Também, encerra a finalidade de aproximar e formar pessoas nas mais diversas áreas do conhecimento. Assim, o conhecimento pode chegar a locais tão distantes, onde a educação presencial não pôde alcançar.
 

A EDUCAÇÃO DO FUTURO
 
 Espera-se que os reflexos do nosso passado - meramente tecnocratas – não interfiram no presente, já enriquecido por tecnologias ao alcance das mãos.  
 
 Com esse advento o de interligar pessoas e conhecimento, tornou-se possível vislumbrar um futuro magnífico: de conquistas e de vitórias para a Educação, quer seja presencial ou à distância; com investimentos para que o aluno dessa nova era tecnológica possa ir muito mais, além do óbvio e da estagnação. Que ele consiga compreender que não há distâncias e sim a oportunidade de aprendizagem e da busca do conhecimento. A fim de que as suas necessidades de aprendizagem partam do desejo e da vontade de poder conquistar os seus objetivos como cidadãos. Contudo, os votos são para que cada um possa atingir as suas metas pessoais por meio da Educação sem distâncias e sem fronteiras.  
 

O PROFISSIONAL A SER ENQUADRADO AOS NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS
 
 Um profissional imerso na cultura digital, já é uma realidade. Contudo, espera-se que a nova geração de educadores atendam às expectativas do processo Educação, com essa nova roupagem, rica e repleta de suportes tecnológicos e que aproxima cada vez mais os alunos e facilitadores de aprendizagem. 
 
 O profissional a ser enquadrado nesse novo "input" tecnológico deve ser capaz de compreender muito bem os fundamentos teóricos que integram essa modalidade de Educação, que vem ganhando espaço e alcançando regiões cada vez mais distantes do nosso  país.
 

O PAPEL DO EDUCADOR/MEDIADOR NO CONTEXTO TECNOLÓGICO
 
 Com os avanços das tecnologias, espera-se que o Educador/Mediador do conhecimento seja capaz de compreender que existem diferenças dentro de um ambiente de aprendizagem, virtual ou não. Diante do exposto, cabe a esse profissional que buscou capacitar-se ao longo da vida, encontrar a melhor forma de estimular no aluno as suas habilidades. Dessa forma, poder contribuir para o processo de aprendizagem e do seu crescimento dentro do grupo.
 
 É necessário que estejamos preparados para compreender a nova onda tecnológica, de forma muito positiva, sem que percamos o fio que nos formou como cidadãos e profissionais da Educação. 
 
 
* Citação inicial: 

LITTO, F.M; FORMIGA, M. Educação a Distância: o Estado da Arte. Pearson, São Paulo, 2009, 480 p. 
 
 
(Imagem: Google Search - conquisteseufuturo.com.br)