AFLIÇÕES DE PROFESSOR

NA SEMANA EM QUE FOI COMEMORADO O DIA DO PROFESSOR, ALGUNS ALUNOS FIZERAM UMA SINGELA HOMENAGEM AOS PROFESSORES DA ESCOLA ONDE TRABALHO. OS ALUNOS NÃO ERAM MEUS E NÃO ERAM TANTOS, ERAM SÓ UMA PEQUENA PARTE. A DIREÇÃO DA ESCOLA DISSE QUE TERÍAMOS UMA "REUNIÃO" NUMA SALA ONDE DEVERIA FUNCIONAR UMA BIBLIOTECA. EU, COMO SEMPRE OCUPADA, DEIXEI PARA ME DIRIGIR À REFERIDA SALA NOS ÚLTIMOS MOMENTOS. QUANDO CHEGAMOS À PORTA, FOMOS RECEBIDOS POR UMA CALOROSA SALVA DE PALMAS, BOLO E REFRIGERANTES, UMA MENSAGEM LINDA QUE FALAVA SOBRE SEMENTES, (LIDA POR TRÊS ALUNAS) E AO FINAL, UM EMOCIONADO "OBRIGADO PROFESSORES, ÀS VEZES VOCÊS SÃO CHATOS, MAS SABEMOS QUE QUEREM NOSSO BEM".

EU DESABEI A CHORAR. NÃO FOI O BOLO, O REFRIGERANTE, O "SEMEAR" QUE A MENSAGEM SUGERIA. FOI O "OBRIGADO". ESSA PALAVRA ME REMETEU AO TEMPO DO ESTÁGIO, QUANDO DESCOBRI QUE ERA ISSO QUE EU QUERIA FAZER. ERA EM SALA DE AULA QUE EU QUERIA DAR MINHA CONTRIBUIÇÃO Á VIDA, AO MUNDO. ERA COMO PROFESSORA QUE EU QUERIA SER LEMBRADA.

SAÍ DA SALA PARA ME RECOMPOR. CHOREI COPIOSAMENTE NO BANHEIRO PRECÁRIO DA SECRETARIA DA ESCOLA. CHOREI TODAS AS DIFICULDADES E DESENCANTOS DA PROFISSÃO. CHOREI A FALTA DE INFRAESTRUTURA: MOBILIÁRIO, MATERIAL DIDÁTICO, TRANSPORTE DIGNO, A FALTA DE APOIO PEDAGÓGICO. CHOREI AS INÚMERAS VEZES QUE NÃO DEMOS AULA POR QUE FALTOU ÁGUA NA ESCOLA E ÀS VEZES EM QUE FOMOS OBRIGADOS A DAR AULA MESMO SEM ESSE DIREITO EXTREMAMENTE BÁSICO. CHOREI A FALTA DE COMPROMISSO OU COMPETÊNCIA DOS GESTORES, DOS COLEGAS, DOS PAIS. E POR ÚLTIMO, CHOREI O DESINTERESSE DOS ALUNOS, OS ROSTOS APÁTICOS AO FUNDO DA SALA, SEM SONHOS, SEM OBJETIVOS, SEM GARRA! EU CHOREI AQUELES ALUNOS QUE TANTO ME DAVAM TRABALHO, QUE TANTO ME DESESTIMULAVAM E QUE AGORA ME IMPULSIONAVAM A DEIXAR A PROFISSÃO, POR ÚLTIMO. ELES SÃO O FRUTO DE UMA EDUCAÇÃO FALHA E DA POLÍTCA DA APROVAÇÃO SEM CRITÉRIOS, SEM QUALIDADE. O COMPORTAMENTO DESTES É MERO REFLEXO DE TODA UMA CADEIA DE DESCASO E MAQUIAGEM PARA QUE PAREÇA QUE TUDO VAI BEM E QUE TUDO ESTÁ SENDO FEITO DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL. CHOREI MINHA DOR, MEU DESENCANTAMENTO, MINHA CONSTATAÇÃO.

A EDUCAÇÃO PÚBLICA BRASILEIRA É UMA FARSA! FINGE-SE QUE ENSINA, QUE SE ADMINISTRA, QUE APLICAM-SE PROJETOS, QUE O IDEB SUBIU. SÃO APENAS MANIPULAÇÕES DE DADOS! O QUE ACONTECE NA VERDADE É O MÍNIMO COM O POUCO DE CARÁTER (DOS QUE O TÊM) E RECURSOS PÍFIOS. A EDUCAÇÃO SEMPRE ESTEVE E CONTINUA A ESTAR A FAVOR DA "MÁQUINA": QUANTO MAIS "PARECER" MELHOR, MAIOR É A VERBA DESTINADA. NÃO HÁ PREOCUPAÇÃO REAL, QUALIDADE EFETIVA. É SÓ OBSERVAR COMO LEEM (SE LEEM), COMO USAM AS QUATRO OPERAÇÕES (SE SABEM USAR) VIDE RESULTADO DO PISA 2010, SOMO 53º EM LEITURA E 57º EM MATEMÁTICA EM UM RANKING DE 65 PAÍSES.

A EDUCAÇÃO PRECISA NÃO SÓ DESSA PAPELADA SEM FIM E PRAZOS RIGOROSOS À CUMPRIR. PRECISA DE ACOMPANHAMENTO, DE ESTÍMULOS, E NÃO ME VENHAM CHAMAR DE ESTÍMULOS LABORATÓRIOS DESATIVADOS E BIBLIOTECAS CERRADAS! PRECISA-SE DE REFORÇOS EM MATEMÁTICA E PORTUGUÊS NÃO DE PROJETOS QUE PASSAM O ANO TODO NO PAPEL SEM CONDIÇÕES DE SEREMM COLOCADOS EM PRÁTICA OU OUTROS QUE TOMAM UMA SEMANA INTEIRA DE AULA, MAS QUE NÃO SE PODE REGISTRÁ-LOS. SÃO BONS PROJETOS MAU EXECUTADOS. ENTÃO PREENCHEMOS AS PLANILHAS COM MEROS NÚMEROS E APRENDIZAGEM VERGONHOSA. NADA VAI MUDAR ENQUANTO BUSCAREM A ESTATÍSTICA, ENQUANTO NÃO ARREGAÇARMOS AS MANGAS E FAZERMOS UMA NOVA REVOLUÇÃO, A REVOLUÇÃO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO!