Gravidez na Adolescência

A adolescência é a fase de transição entre a infância e a idade adulta, quando o desenvolvimento da sexualidade reveste-se de fundamental importância para o crescimento do indivíduo em direção à sua identidade adulta, determinando sua auto-estima, relações afetivas e inserção na estrutura. Modificações no padrão de comportamento dos adolescentes, no exercício de sua sexualidade, exigem atenção cuidadosa por parte dos profissionais, devido a suas repercussões, entre elas a gravidez precoce.

Estima-se que, no Brasil, um milhão de adolescentes dá à luz a cada ano, o que corresponde a 20% do total de nascidos vivos. As estatísticas também comprovam que, a cada década, cresce o número de partos de meninas cada vez mais jovens em todo o mundo.A gravidez na adolescência não é um fato isolado. Faz parte de um processo sócio cultural. Nesta situação, a adolescente grávida quase sempre se depara com dificuldades de adaptação no meio em que vive dificuldades estas relativas ao seu comportamento, rebeldia e relacionamento com grupos que não pertencem ao seu ciclo de amizades. Uma forma de se contrapor aos seus familiares e a outras pessoas por isso é um tema que deve ser trabalhado em todas as escolas, os alunos do 9° ano E tiveram a iniciativa e a curiosidade de pesquisar e conhecer um pouco mais sobre a gravidez precoce, seus riscos, suas conseqüências e os cuidados que meninos e meninas devem ter ao iniciar a sua vida sexual.

Atualmente desenvolvo vários projetos que visa esclarecer e tirar algumas dúvidas sobre esse que é um problema de saúde pública que ocorre muito entre os adolescentes de 12 aos 15 anos.Infelizmente por falta de compromisso e cuidados os jovens acabam não se prevenindo.

Promover atividades como palestras e pesquisas que nos levem a refletir sobre a conduta, acerca da sexualidade humana.

Despertar a consciência para os problemas que podem ocorrer com uma gravidez precoce.Segundo Júnior (1999), no Brasil as taxas de gravidez na adolescência variam muito de serviço para serviço. Estima-se que aproximadamente 20 a 25% do total de mulheres gestantes são adolescentes, apontando que 1 em cada 5 gestantes são adolescentes. A gravidez não planejada na adolescência é considerada como obstáculo e talvez um fator que pode desviar essa adolescente daquilo que tinha como projeto de vida.O papel da escola é trabalhar temas transversais que possam levar o aluno a pensar nos problemas que estão no seu cotidiano, trazendo para a sala de aula informação de uma forma sadia, prazerosa propiciando assim ao jovem as respostas que muitas vezes não encontram em casa, ou até mesmo a falta de informação.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclo: Apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC, 1998.

Protagonismo Juvenil/Secretaria de Estado de Educação-SEDUC,Cuiabá,2005.90 p.28(Série Ensino e Currículo)

Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Ministério da Educação. Secretaria d 1. Hercowitz A. Gravidez na adolescência. Pediatria Moderna2002 agosto; 38(8): 392-5.e Educaç 2. Santos IMM, Silva LR. Estou grávida, sou adolescente e agora?

ELSEN, I. Cuidado familiar: uma proposta inicial de sistematização conceitual. In: Elsen I, Marcon SS, Santos.

MR, organizadoras. O viver em família e sua interface com a saúde e a doença. Maringá: Eduem; 2002. p.11-24.

WERNET, M, Ângelo M. Mobilizando-se para a família: dando um novo sentido à família e ao cuidar. Rev Esc EnfermagemUSP 2003 março; 37(1):19-25.

Liliane Campos
Enviado por Liliane Campos em 24/10/2012
Código do texto: T3950642
Classificação de conteúdo: seguro