O professor é mediador de conflitos


Existem momentos em que me dou conta de que minha real função, em sala de aula, é de mediar conflitos.
Quando me vejo separando brigas e mediando discussões entre os alunos, por motivos tão banais. Questiono-me a respeito da necessidade de uma melhor capacitação entorno de tais assuntos e tais situações.
Os alunos se portam de maneira desrespeitosa, no agir e no falar, para com os colegas e, em alguns casos, para com professores e demais funcionários.
Como intervir em tais situações?
Não nos foi administrada nenhuma disciplina em nosso período acadêmico, que nos sirva de base na administração de tais situações de conflito. Ao longo do tempo de nossa caminhada profissional, não recebemos capacitação adequada para lidar, da melhor maneira possível, em tais eventos.
A quem recorrer?
Nossos colegas que ocupam os cargos de direção, não conseguem entender o que vem acontecendo com nossos alunos. Eles também não foram adequadamente capacitados para saber como agir em tais situações.
Existem inúmeras teorias escritas por diversos autores a respeito desse assunto, mas nenhuma delas se enquadra em nossa realidade. Em muitos casos o professor é apontado como o responsável por tais situações de conflito.
Nossas leis são mal interpretadas!
Há uma interpretação distorcida por parte dos alunos, que acham que tudo podem fazer e que não existem punições.
Como torná-los capazes de entender, que educação é fator primordial em nossas vidas? Que gentileza gera gentileza? E que o mal, aparentemente, vence. Porém isto não é real!

Luíza Marques  17/09/2012

 
Luíza Marques
Enviado por Luíza Marques em 04/10/2012
Reeditado em 05/10/2012
Código do texto: T3916306
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