A IMPORTÂNCIA DO PPC NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO
A meu ver o currículo ou a grade curricular deve ser um norteador das ações do Professor e do Curso a ser ministrado. Dentro das leis estabelecidas, parâmetros educacionais, preenchendo todos os requisitos que o Curso necessita, tanto no âmbito temático como no didático.
Mas penso que nunca o currículo ou o PPC de Curso sejam um limitador dos assuntos ou a profundidade que os temas da grade devam alcançar, pois quem deve limitar ou determinar estes aspectos são os alunos e o professor deve ser o motivador, o instigador, estimulando interesses, conscientizando os alunos da importância de cada conteúdo preparado e da utilização dos mesmos na sua vivência profissional e pessoal.
A Inovação neste campo do Ensino, principalmente nas Graduações de ser uma atitude cotidiana, trazendo novas linguagens, se adequando ao ambiente acadêmico, a figura do MESTRE no OLIMPO da sabedoria deve ser extirpada.
Hoje com a grande fluidez das informações não é complicado compor grades curriculares com embasamento teórico e prático, mas o que impede que tais conhecimentos cheguem ao aluno é a forma com que este saber lhe é apresentado.
No sistema EAD isto fica mais complicado, pois não temos a figura presencial do professor e cabe ao aluno uma busca constante por motivação em estudar solitariamente.
Cabe a quem elaborar o Projeto Pedagógico do Curso uma visão Humanista, abordar sim as grandes questões, mas nunca esquecer o fim a que se destina o projeto, formar profissionais que vão viver inseridos dentro de uma sociedade, que nos tempos de hoje, é individualista e limitada.
A meu ver o currículo ou a grade curricular deve ser um norteador das ações do Professor e do Curso a ser ministrado. Dentro das leis estabelecidas, parâmetros educacionais, preenchendo todos os requisitos que o Curso necessita, tanto no âmbito temático como no didático.
Mas penso que nunca o currículo ou o PPC de Curso sejam um limitador dos assuntos ou a profundidade que os temas da grade devam alcançar, pois quem deve limitar ou determinar estes aspectos são os alunos e o professor deve ser o motivador, o instigador, estimulando interesses, conscientizando os alunos da importância de cada conteúdo preparado e da utilização dos mesmos na sua vivência profissional e pessoal.
A Inovação neste campo do Ensino, principalmente nas Graduações de ser uma atitude cotidiana, trazendo novas linguagens, se adequando ao ambiente acadêmico, a figura do MESTRE no OLIMPO da sabedoria deve ser extirpada.
Hoje com a grande fluidez das informações não é complicado compor grades curriculares com embasamento teórico e prático, mas o que impede que tais conhecimentos cheguem ao aluno é a forma com que este saber lhe é apresentado.
No sistema EAD isto fica mais complicado, pois não temos a figura presencial do professor e cabe ao aluno uma busca constante por motivação em estudar solitariamente.
Cabe a quem elaborar o Projeto Pedagógico do Curso uma visão Humanista, abordar sim as grandes questões, mas nunca esquecer o fim a que se destina o projeto, formar profissionais que vão viver inseridos dentro de uma sociedade, que nos tempos de hoje, é individualista e limitada.