ofício (2) sugestões para o Plano Municipal de Educação
ofício protocolo no. 14263 de 04/06/2012
Rio Claro, 01 de junho de 2012
À COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO
Eu, Sandra Maria Machado Canello, 67ª. RG 3 211 330, CPF 043 552 838 60, residente à rua 5 no. 40 CJ, Cidade Jardim, Rio Claro, SP – CEP 13501 060,
coordenadora do projeto de utilidade pública
“SANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO BÁSICO DA MENTE”
dos discípulos de Dr. Celso Charuri
idealizador e fundador da Pró-Vida
na qualidade de
• representante da sociedade civil,
• como coordenadora do projeto “Saneamento e Desenvolvimento Básico da Mente”
• como mãe, fazendo-me porta voz do seu sentir
• como filósofa, no desejo de traduzir os anseios de qualquer mãe,
• fazendo uso do direito concedido pela gestão participativa e
• atendendo ao convite do PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO através da Secretaria Municipal de Educação para
 manifestar reivindicações e desejos propondo ações para que qualquer expressão da sociedade civil possa se refletir da forma mais verdadeira, forte e concreta no Plano Municipal a ser construído contribuindo assim para o movimento de conscientização sobre a importância da educação para a nossa cidade participando da elaboração dos planos de estratégias propositivas com vistas à melhoria de nossa educação
com apoio no Art. 205 da constituição de 1988 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
e no artigo 214 da constituição de 1988, inciso I erradicação do analfabetismo e inciso V promoção humanística
Em conformidade com esses dois artigos que em conjunto com leis e outros artigos dão base legal para a construção do PME pergunto:-
se um dos objetivos da escola é socializar as pessoas no preparo para exercer a cidadania,
 o olhar para se fazer o diagnóstico buscado pelo PME também deve recair sobre os cidadãos que formam nossa sociedade e cuja educação está refletida nas notícias de nossos jornais e revistas?
Considerando que mãe cria seu filho em sua língua mãe seja qual for, como por exemplo o português, russo ou tupi-guaraní, também educa dentro de qualquer regime seja ele democrático, socialista, escravo, imperialista ou qualquer outro, que esses elementos fazem parte de uma cultura onde podemos observar que o sistema ou a cultura é absorvida e passada pela mãe à seus filhos com fidelidade, perguntamos:-
 Como melhorar nossa cultura para que a mãe possa ter condições de melhor educar seus filhos?
Na busca desses elementos também questionamos a INTELIGÊNCIA do ser humano perguntando
• É importante estudarmos com profundidade a manifestação da inteligência e o que estamos fazendo com ela?
porque está lá no dicionário – (dicionário, aqui considerado como ferramenta de socialização desde que os conceitos encontrados em seu conteúdo servem para criar convenções para entendimento e compreensão entre os indivíduos que falam a mesma língua) – INTELIGÊNCIA é a faculdade de aprender, apreender e compreender e ADAPTAR-SE COM FACILIDADE
e podemos perceber que aprendemos, apreendemos e compreendemos, mas que para nos adaptarmos aos sistemas que criamos está cada vez mais e mais difícil, cuja constatação originou algumas questões tais como:
1. Será que somos mesmo inteligentes?
2. Como estamos utilizando nossa inteligência?
3. Se os jornais e revistas noticiam fatos e acontecimentos que envolvem o ser humano e se este é tido como inteligente, por que não noticiam fatos inteligentes?
4. Mas, o que são fatos inteligentes?
5. O quê é a inteligência? Onde mora? Como se reflete? Como constatamos a existência da inteligência?
6. Se nossa inteligência se manifesta pelo pensar, pelo falar e objetivar sobre nossas idéias podemos perguntar: O que é o pensar?
7. Considerando que não vamos nem mesmo beber um copo de água sem antes pensar: vou beber água podemos perguntar: O quê, como, estamos pensando para conseguir construir, organizar uma sociedade como a que estamos vivendo?
8. Mas, pensamento se organiza? Como se organiza pensamento?
9. Pensamentos são classificáveis?
10. Perguntar ainda: O que promove o pensamento?
11. Como formulamos nosso pensamento?
12. Quais elementos são importantes na formação do pensamento?
13. Como nosso pensamento utiliza as informações recebidas de fora para dentro de nosso cérebro? Como o cérebro as “digere”?
14. Mas é o cérebro que utiliza as informações ou quem o comanda?
15. Mas o cérebro é “comandável”? Como?
16. O que é consciência?, ETC, ETC, ETC.....
Apenas por essas poucas perguntas podemos perceber quanto desconhecemos da função mais importante utilizada para construir qualquer coisa, principalmente nossa sociedade, assim, perguntamos à COMISSÃO:
• Qual a relevância, dentro do ideal proposto, em estudarmos e compreendermos a manifestação do pensamento para a devida ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO objetivando a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho?
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Sandra Maria Machado Canello
Rio Claro, 01 de junho de 2012