A prática do contar histórias

A prática do contar histórias na Educação Infantil

Este trabalho monográfico tem por objetivo analisar o trabalho pedagógico desenvolvido com crianças de 4 e 5 anos na Educação Infantil de uma Escola Municipal da cidade de Araporã - MG. Dentre as práticas pedagógicas de observação que foram realizadas durante o estágio, decidiu-se pela investigação a respeito das propostas da arte de contar histórias na Educação Infantil e suas contribuições no desenvolvimento das crianças. Os procedimentos metodológicos deste estudo ampararam-se nos levantamentos bibliográficos, na identificação de produções de uma educadora acerca da contação das histórias na Educação Infantil e as orientações dos Referenciais. O capítulo 2 dividiu-se em duas partes. Sendo a primeira voltada para a prática da professora com a contação de histórias e a segunda voltada para a visão das crianças para o trabalho com as histórias infantis. Conclui-se, portanto, a prática da professora continua desvinculada do criativo e do imaginário, num ambiente limitado e disciplinador, não proporcionando momentos de alegria e prazer na contação de histórias, não utilizando recursos e não contando histórias para as crianças, deixando de explorar nas atividades, métodos criativos e envolventes. Quanto à participação das crianças, são participativas e se envolvem em todas as atividades, mas esperam um pouco mais de interação, envolvimento e criatividade por parte da professora. Percebe-se que os contos clássicos continuam sendo os mais quistos pelas crianças, por despertar o imaginário e gosto pela leitura dando oportunidades de viajar pelo mundo mágico da leitura. Quanto às intervenções realizadas, acredito ter proporcionado momentos de alegria e descontração para as crianças, com incentivo para o ato de ler.

Lecione Barreto
Enviado por Lecione Barreto em 21/08/2012
Código do texto: T3842507
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