Correção de redação quanto ao caráter linguístico e discursivo

Tema: O combate à violência <deve> ser feito com imparcialidade e respeito ao ser humano¹.

“Com o crescimento da população urbana, intensifica-se a violência nas cidades. (...)² No entanto, a imparcialidade e < o > (inseri o artigo “o” para melhorar a coesão) respeito ao ser humano são princípios que <devem> nortear o combate a essa violência.”

Parágrafo 1.

¹ Você apresenta como tema da sua redação: O combate à violência deve ser feito com imparcialidade e respeito ao ser humano. Acho importante compreender a diferença entre título, tema e tese.

O tema diz respeito ao assunto mais geral que será tratado no texto e possui uma forma nominal, por exemplo: “A crise econômica europeia vivida no ano de 2011”, “O avanço da China como economia mundial”, “O trabalho na construção da dignidade humana”.

Já o título, pode possuir uma forma nominal assim como o tema, mas nem sempre um corresponde ao outro – embora o título possa sugerir o que será tratado no texto – como se pode ver no título: “Ou você ou a cobaia” – texto de Isaias Raw que tem como tema a defesa dos animais pelo fim dos testes de laboratório. Da mesma forma, o título também pode possuir uma forma verbal, que em alguns casos corresponde à tese, como se vê no título do texto de Jerônimo Teixeira: “Eu odeio a internet”.

Diferentemente, a tese será sempre constituída de uma proposição completa, uma oração de sentido completo que apresentará o posicionamento do autor com relação ao tema a ser debatido no texto. Um exemplo de tese é a que você defende no texto: “O combate à violência deve ser feito com imparcialidade e respeito ao ser humano”. Geralmente as teses trazem essas formas verbais: “deve ser”, “é necessário”, “é possível”, “concordo com”, “discordo de”, etc.

² É preciso ressaltar que, no modelo padrão de texto argumentativo, a tese do autor é exposta na introdução, com clareza, a respeito do que será defendido nos parágrafos seguintes, por meio de argumentos. Por isso, é importante contextualizar bem na tese os pontos principais que serão defendidos no desenvolvimento.

“... Entre as causas da violência urbana, podemos destacar a desigualdade social e o desemprego, <ambas> (expressão desnecessária) características inerentes ao sistema econômico vigente: o capitalismo. Estas pessoas¹, induzidas à marginalidade <devem> (evite repetir demais a mesma palavra) ser vistas como vítimas da própria sociedade ² e, por isso, <devem> ser submetidas a um tratamento respeitoso <e com> (substituir por “de”) intuito reparativo, mesmo quando transgridem os limites das leis”.

Parágrafo 2:

¹ Quem são “estas pessoas”? As pessoas que sofrem com o desemprego? As que sofrem com a desigualdade social? As pessoas que sofrem com a violência urbana ou as que participam dela? Perceba que você não citou nenhuma pessoa antes, é como se você fizesse referência a algo que não foi explicitado. Outra coisa a se observar é que, quando retomamos um referente, usamos as formas pronominais “esse” e seus variantes em número e gênero, ou “isso”, já quando citamos algo de que ainda vamos falar, usamos “este” e seus variantes ou “isto”.

² Se o sujeito da oração “Estas pessoas, induzidas à marginalidade devem ser vistas como vítimas da própria sociedade” for “Estas pessoas induzidas à marginalidade”, não há vírgula. Porém, se o sujeito for “estas pessoas” e “induzidas à marginalidade” for somente uma característica de “estas pessoas”, há vírgula não só antes de “induzidas”, mas também depois de “marginalidade”.

“... Além disso, a segurança pública deve seguir e agir de acordo com a lei, ou seja, princípios como <da> (desnecessário) legalidade e isonomia <devem> ser cumpridos. De acordo com a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988¹, todos são iguais perante a lei e ninguém será submetido a tratamento desumano, independente de qualquer tipo de distinção”².

¹ Aqui você apresenta um argumento formal do seu texto, denominada citação de autoridade. Um detalhe poderia ser acrescentado nessa citação: informar que se trata do artigo 5° da Constituição.

² Chamo atenção somente para a construção no fim da frase. Quando você diz “... independente de qualquer tipo de distinção” parece que você admite a existência de distinções. Para evitar essa confusão pode-se substituir a expressão, deixando o final assim: “... sem que haja qualquer tipo de distinção”.

“... Com base nos argumentos expostos, <devemos> concluir que o respeito <deve> (repetições lexicais) ser um atributo indispensável para os agentes da segurança pública, tanto por ser parte de seu trabalho, como também por ser característica de uma consciência social”.

Observações:

a) quanto à parte linguística do texto: você apresentou um bom domínio das regras ortográficas, redigiu seu texto sem cometer erros graves, só apresentando alguns problemas de coesão;

b) quanto à parte discursiva do texto: percebe-se que você tem conhecimento sobre o tema e conseguiu responder bem à proposta de redação;

c) quanto à organização das ideias: é importante estabelecer uma opinião clara a respeito do assunto que se quer tratar e manter a tese até o final. No caso do seu texto a tese defendida foi: “O combate à violência deve ser feito com imparcialidade e respeito ao ser humano”, mas perceba que você inicia o texto falando de “violência urbana”, e termina o texto falando dos agentes de segurança pública. Percebe-se que as ideias são coerentes, no entanto, parece que você apresenta mais de uma tese ao longo do texto, como se vê em: “Estas pessoas induzidas à marginalidade devem ser vistas como vítimas da própria sociedade” ou em: “o respeito deve ser um atributo indispensável para os agentes da segurança pública”. Uma problemática geral é dada na proposta de redação, mas, ao escrever, você fará um recorte temático da questão. Em outras palavras, é preciso dar um foco ao texto e ter cuidado para não deixá-lo confuso.

d) quanto ao encadeamento do texto: introdução, desenvolvimento e conclusão: o seu desenvolvimento poderia estar mais voltado a argumentar em favor da tese em vez de apresentar espécies de novas teses. Deixo alguns tipos de argumentos como dica: por exemplificação, dados quantitativos, citação de autoridade, causa-consequência, comparação, confrontação. Outra coisa a chamar atenção é o encadeamento das ideias, a conclusão deve retomar as ideias principais do texto e a tese.

Jucely Regis
Enviado por Jucely Regis em 19/08/2012
Código do texto: T3838388
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