O Sistema de cotas.
O Brasil é o tipico país que gosta de tapar o Sol com a peneira, sistema de cotas, não é uma medida que apague o processo histórico de desigualdade social, oferecer uma educação de base igualitária é uma solução extremamente cabível mas dá muito trabalho e envolve muito dinheiro, reestruturar um sistema educacional é complicado e desinteressante para quem está no poder, porque criar oportunidades se eu posso dar de bandeja, o governo não quer um cidadão critico, existe um certo medo, e eles tem razão em nos temer somos maioria, mas não enquanto estivermos massificados, manipulados.
Criar cotas sem oferecer preparo antecipado na educação de base, e nem assistência , não credencia um cidadão a se tornar um bom profissional na área que escolher. O Governo tem uma divida social enorme , fruto de um processo histórico terrível, mas reparar um erro com um meio acerto não soluciona o problema, num país onde a Educação nunca foi valorizada e ainda não é, não há futuro sólido.
Criar cotas só ameniza os problemas da desigualdade que deveriam ser sanados, é um começo, mas é pouco.
Colocar um cidadão mal preparado desde a educação básica, numa Universidade para aumentar índices, não é se preocupar com a evolução do país e seu futuro, bem longe disso inclusive.
As cotas não vão na raiz do problema, elas apenas mascaram mais uma vez , que o Estado tem preguiça de reestruturar a educação, ou melhor tem medo de faze-la porque reconhece que um povo que tem educação e cultura, é perigoso demais para ser domado.
As cotas são necessárias, são o inicio do reparo social, da reconstrução, mas não precisam se tornar necessidade. Não deveriam ser necessidade e método para igualar as oportunidades, nossa sociedade deveria parar de defender meritocracia e estruturar meios em todos os níveis, com prazos determinados, para se tornar mais igualitária e reparar processos históricos corrompidos.