METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR OU ÉTICA DA AÇÃO
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR OU ÉTICA DA AÇÃO DO
PROFESSOR?
BAIBICH-FARIA, Tânia Maria. – PPGE / UFPR
MENEGHETTI, Francis Kanashiro. – PPGE / UFPR
Este estudo dos Professores Meneghetti e Baibich Faria, defende a idéia de que a ética, a justiça e a democracia também podem ser forjadas pela atividade didática ao contribuir para a construção de sujeitos capazes , melhorando sua relação com os outros e consigo mesmo, aprendendo e buscando cada vez mais o conhecimento. Cita também que dentro da Metodologia do Ensino Superior a ética das ações do professor deve ser convidativa e motivadora, criando no aluno pós graduando um senso mais critico e apurado, não deixando de lado a estética. Na visão dos autores a “ aprendizagem por apego”, mostra que a presença de alguém em quem confiamos e que nos ligamos emocionalmente, gera um efeito especial.Os resultados foram baseados na avaliação de alunos de quatro turmas da disciplina de Metodologia do Ensino Superior em nível de Especialização, de Mestrado e de Doutorado, no ano de 2004, constituem o suporte prático para as afirmações teóricas aqui explicitadas.Tais teorias modificam nossas metas ao invés de se limitar a melhorar nossos métodos para alcançar objetivos pré-estabelecidos. Devido ao tempo de vivência nos bancos escolares, os métodos próprios de aprendizagem, ao avaliar uma disciplina, de ter plena identificação com a mesma para evitar constrangimentos para evitar equívocos que desviem o teor que o avaliado realmente quis transmitir. Neste contexto a relação professor e o aluno, ou grupo, deve ter vínculos onde são indispensáveis o respeito, a confiança, a honestidade, a amizade, fatores que favorecem a transmissão do conhecimento de forma humanizada e marcante para os alunos e para a formação de futuros professores.
PALAVRAS-CHAVE: APEGO, VIVÊNCIA, CONFIANÇA E HUMANIZAÇÃO.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR OU ÉTICA DA AÇÃO DO
PROFESSOR?
BAIBICH-FARIA, Tânia Maria. – PPGE / UFPR
MENEGHETTI, Francis Kanashiro. – PPGE / UFPR
Este estudo dos Professores Meneghetti e Baibich Faria, defende a idéia de que a ética, a justiça e a democracia também podem ser forjadas pela atividade didática ao contribuir para a construção de sujeitos capazes , melhorando sua relação com os outros e consigo mesmo, aprendendo e buscando cada vez mais o conhecimento. Cita também que dentro da Metodologia do Ensino Superior a ética das ações do professor deve ser convidativa e motivadora, criando no aluno pós graduando um senso mais critico e apurado, não deixando de lado a estética. Na visão dos autores a “ aprendizagem por apego”, mostra que a presença de alguém em quem confiamos e que nos ligamos emocionalmente, gera um efeito especial.Os resultados foram baseados na avaliação de alunos de quatro turmas da disciplina de Metodologia do Ensino Superior em nível de Especialização, de Mestrado e de Doutorado, no ano de 2004, constituem o suporte prático para as afirmações teóricas aqui explicitadas.Tais teorias modificam nossas metas ao invés de se limitar a melhorar nossos métodos para alcançar objetivos pré-estabelecidos. Devido ao tempo de vivência nos bancos escolares, os métodos próprios de aprendizagem, ao avaliar uma disciplina, de ter plena identificação com a mesma para evitar constrangimentos para evitar equívocos que desviem o teor que o avaliado realmente quis transmitir. Neste contexto a relação professor e o aluno, ou grupo, deve ter vínculos onde são indispensáveis o respeito, a confiança, a honestidade, a amizade, fatores que favorecem a transmissão do conhecimento de forma humanizada e marcante para os alunos e para a formação de futuros professores.
PALAVRAS-CHAVE: APEGO, VIVÊNCIA, CONFIANÇA E HUMANIZAÇÃO.
Resumo de um Trabalho
de minha Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior
de minha Pós-Graduação em Metodologia do Ensino Superior