DIGA NÃO Á EDUCAÇÃO HIPOCONDRIACA

Num passe de mágica, alguns professores perdem o glamour; alguns alunos passam a ser um problema; e algumas escolas um dilema. Alguns pais se perdem na condução de educar seus filhos diante de uma estrutura familiar fragilizada. Um sistema de ensino com conteúdos organicistas, mais afasta o aluno de suas necessidades especificas do que desperta suas habilidades para lançar-se produtivo na sociedade. E assim, com a educação adoecendo, o educador corrompe-se buscando manejos e traquejos nas bulas de remédios. A indústria farmacêutica lucra e os educadores acabam corrompendo a educação e conseqüentemente o desenvolvimento humano. A escola estampa cartazes dizendo não as “drogas”, ao mesmo tempo em que encaminha ou incita o uso de medicamentos para que a criança aprenda a se concentrar, sem avaliar os custos e benefícios, as perdas e os ganhos. É como se fosse o organismo do aluno/filho, o único e responsável por suas dificuldades de aprendizagem. E como se a exigência do momento é que uma criança nasça sabendo a enfrentar todas as dificuldades. É como se, na nossa época tivéssemos sido os melhores alunos e os melhores filhos da face da terra.

É diante deste cenário que me manifesto totalmente contra qualquer tipo de medicação que estimule ou acelere a concentração de uma criança sem que tenhamos esgotadas todas as possibilidades. É de fundamental importância que tenhamos olhares responsáveis sobre o futuro de nossas crianças, que necessitam de olhares cuidadosos para que nossas ansiedades não rotulem o estigmatizem as etapas de desenvolvimento humano.

Digo não a indicação abusiva do uso de medicamentos para mediar às questões pertinentes a vida escolar de nossos alunos, futuros adultos, sem que antes, tenhamos total ciência das reais dificuldades que o professor encontra ao ensinar um aluno e os pais em educar seus filhos.

É de fundamental importância que os pais conscientizem-se de que uma avaliação não pode em hipótese alguma ser avaliada por um único ângulo. É necessário que uma equipe multidisciplinar, competente e responsável faça avaliações consistentes sobre todos os aspectos para avaliar a real necessidade.

Sou educadora e aposto no desenvolvimento saudável de nossas crianças.

Albertina de Mattos Chraim - Psicopedagoga