VELHOS, têm que ser mais respeitados?

E OS IDOSOS?

REALMENTE, NESSE MUNDO MODERNO NÃO SÃO MAIS ÚTEIS?

Ou a tal invisibilidade escancara complexos de inferioridade e auto-flagelo misturado com inconformismo?

Eu acho que o idoso (ou as pessoas mais experientes) têm que ser respeitadas dentro de sua própria casa.

Os idosos geralmente tem a experiencia de vida, a sabedoria e muitas vezes são os provedores principais dos recursos de sobrevivencia da familia. Eles deram e dão a vida pelos seus filhos desde os primeiros passos, que por incrivel que pareça, aprendem na rua, ou pior, pela TV, ou até mesmo nas escolas (pasmem) a desrespeita-los.

Choram de emoção quando seus filhos dão os primeiros passos, sofrem nos acidentes graves, nas doenças com risco de vida, morrem pelos filhos ou morreriam se necessário fossem.

No entanto, nos primeiros passos, a rebeldia já começa a se desenvolver, o egoísmo nato e não há nada que possa reverter essa tendencia estimulada lá fora. Antigamente, um olhar, um semblante fechado, já significava uma advertencia que era obedecida respeitosamente. Hoje, os filhos se drogam lá fora, não no verdadeiro sentido da palavra, e também de má influencias e na escola aprendem que os pais são antigos e que nada sabem.

Os professores não estimulam hoje o respeito aos pais, mas estimulam que o mundo mudou e que as idéias novas são o caminho da evolução. Eles proprios se tornam vitimas de seus discursos e o tal "bulling" acontece e eles ficam tontos sem saber qual cartilha seguir. Os pais hoje têm medo de dar um tapinha no filho, pois pode ir parar numa delegacia.

Tem muito lixo nos sistemas educacionais, como por exemplo essa idéia maluca de prender os filhos da gente em tempo integral nas escolas, com atividades esportivas, teatro e outras coisas mais, que mal articuladas, acabam causando uma desestruturação familiar. Isto funciona como uma bola de neve e as gerações de hoje, perderam o senso de coletivismo, de solidariedade. Eles se trancam em suas salas de bate papo na internet e alí, desenvolvem ideias proprias nascidas de suas necessidades imediatas. Se os pais abrem a boca para tentar ensinar-lhes ou passar-lhes alguma experiencia de vida, são ridicularizados, são insultados e humilhados. A escola no Brasil tem que mudar isso. Escola tempo integral é para criança pobre de rua, sem estrutura familiar e deveriam funcionar apenas para crianças muito pobres e/ou quase abandonadas na rua.

Aquelas de classe média, não podem ser arrancadas de seu seio familiar para serem misturadas sem critério algum a outras que precisam de outro tipo de orientação.

Daí, é que na minha opinião se dá o mesmo fenômeno da pororoca do Rio Amazonas. É muito bonito socialmente falando, didáticamente, mas os resultados têm sido desastrosos.

Tudo tem que ser dosado e bem estudado lá no inicio e como um todo. Esse é o meu sonho em forma de direito universal. Quando meu pai falava uma coisa pra mim, ele era o meu idolo, eu ficava de boca aberta admirado com o que ele me dizia, apesar de ter estudado apenas até o terceiro ano primário. Hoje, a melhor atenção que voce pode arrancar de um filho é a gritaria e a desobediencia ou então as finas ironias que soam como chibatadas ou tapas na cara.

Se um cidadão não é admirado e respeitado dentro de sua propria casa, que importância tem, os seus "direitos"?

E hoje, com essa interferencia brusca da nossa realidade virtual eu não acredito mais na premissa de que colhemos aquilo que plantamos.

Prefiro pessoalmente o respeito e o carinho dentro da minha propria casa. Não quero me tornar um idoso solitário e ranzinza para ter que ficar buscando direitos aí fora, provavelmente num asilo. Os velhos são os donos do mundo e não sabem. Os jovens aprendem com eles, sugam tudo que podem, inclusive o dinheiro e depois lhes vira as costas, como se fossem bonecas de trapo.

Os velhos, precisam assumir a postura de independencia, de coragem para dizer a verdade, doa em quem doer. Precisam ser mais fortes, mais conscientes de sua força e mostrá-la e exercê-la de forma mais eficaz e sem traumas.

Isto porque com iPAD, o celular, uma TV em cada comodo da casa, a liberdade sexual, a intervenção brusca de outros fatores externos, não é possivel mais aquele dialogo da familia junto, numa mesma sala, contando "causos" e dando gargalhadas inocentes, como se o mundo lá fora não existisse.

O maior inimigo do velho hoje, é a compactação de toda a sua sabedoria e todas as suas experiencias de vida em diversas janelas que se abrem instantaneamente na internet, com a velocidade incrivel e com opiniões diversificadas. Juntaram toda historia do mundo, do seu País, da sua Cidade, da sua terra natal, do seu bairro e colocaram todos os seus amigos juntos on-line e a lentidão do idoso ficou demodèe.

Mas em compensação ele, o velho, assiste contrariado o fato de que o jovem hoje, encontra tudo pronto (planilhas, formulas, regras, normas, receitas, mapas) e não precisa inventar nada. Máquinas, robôs, processam tudo, produzem tudo e ele tem de viver à margem, apenas vendo a banda passar.

Até quando, os jovens desempregados vão se contentar em viver desperdiçando o seu talento, estudando com pouquissimas opções para se tornarem pessoas úteis à sociedade e envelhecerem com dignidade?