NEUROEDUCAÇÃO?
Não sei se eu devesse escrever sobre isso e se é exatamente esse o lugar para questionar tal assunto. Mas, vejo anúncios sobre as NEUROS dentro da educação: NEUROPSICOPEDAGOGIA, NEUROPEDAGOGIA, ate NEUROPROFESSOR já li por aqui. Com muita freqüência vejo novos nomes usando a educação e as dificuldades de aprendizagens como carro chefe. Ponho-me a questionar o que significa isso realmente... Se a NEUROCIÊNCIA faz pesquisas cientificas sobre o SISTEMA NERVOSO CENTRAL, será que o NEUROPSICOPEDAGOGO vai estudar cientificamente como o SISTEMA NACIONAL DE ENSINO atua em nossas realidades escolares, para propor mudanças construtivas na educação? Será que o NEUROPEDAGOGO estudará cientificamente como o sistema emocional dos professores interfere na aprendizagem do aluno? Sera que o NEUROPROFESSOR ira buscar nova forma de transmitir seus conhecimentos de maneiras a estimular todos os sentidos do aluno em desenvolvimento? Qual o papel do educador diante da neurociência? Será que daqui um dia sai o professor de sala de aula e entra o cientista? Quando o neuropsicopedagogo fala de aprendizagem ele se refere a cérebros ou a relações humanas? Mas, tudo isso é apenas para que alguém me responda o que é: neuropedagogia, neuropsicopedagogia, neuroprofessor; quais suas reais funções e qual a contribuição que podem dar para uma aprendizagem escolar mais humanizada onde aprender e ensinar vai muito alem de transmitir conhecimentos?