A importância da arte da educação e as dificuldades para adquirir e passar os conhecimentos de geometria plana necessários para os alunos ingressantes no 1º período de Matemática.

Introdução

O presente artigo visa analisar quais conhecimentos em Geometria plana e a importância da arte da educação para que os alunos ingressem no 1º período de Matemática das universidades sem dificuldades e o que vem tornando cada vez mais difícil para os professores do ensino fundamental e médio para levar os conhecimentos necessários aos seus alunos.

A escolha desse tema partiu da hipótese de que os alunos ingressantes no 1º período de Matemática das instituições possuem poucos conhecimentos em Geometria Plana. Tal hipótese foi baseada em minha experiência e de alguns colegas ao ingressarmos no referido curso. O referencial teórico utilizado para a realização dessa investigação pautou-se nos trabalhos de Lorenzato (1995) e Pavanello (1993), que abordam as causas e consequências do abandono do ensino de Geometria, assim como nas propostas dos PCN sobre o ensino fundamental e médio. E minha experiência adquirida em meu ambiente de trabalho decorrido de algumas momentos vivenciados com meus alunos e alguns artigos lidos.

Os PCN propõem, para o ensino de Geometria, que o aluno compreenda o mundo ao seu redor, descreva-o e represente-o e que aprenda também a se localizar nele, levando-o a identificar semelhanças e diferenças e a fazer ligações entre a geometria e outras áreas do saber.

Porém as dificuldades encontradas para se desenvolver a arte de ser um educador capaz de proporcionar os conhecimentos necessários que os alunos precisam adquirir na maioria das vezes são retirados devido a realidade vivenciadas pelas escolas de ensino fundamental e médio.

Realizando uma entrevista com os alunos ingressantes do curso de Matemática de diversas instituções no 1º semestre letivo para saber um pouco da realidade desses alunos, quais as diferenças existentes entre eles tais como em que escola estudaram se particular ou pública; idade; como foi abordada Geometria em suas escolas; se os professores tinham domínio sobre o conteúdo e em que período do ano letivo esta era ensinada.

Posteriormente propondo alguns exercícios em que utilizamos como instrumento, para avaliar os níveis de conhecimento geométrico, a metodologia de Van Hiele, que apresenta níveis hierárquicos de compreensão que identifica a maturidade dos alunos em relação à Geometria e as características que ajudam a entender melhor o processo de desenvolvimento dos alunos de um nível para o outro.

Nossa hipótese de que os alunos do 1º período do curso de Matemática das instituições de minas possuem poucos conhecimentos foi confirmada após analisar os resultados.

Com este trabalho surgiu a pergunta as dificuldades encontradas para desenvolver os exercícios proposto de onde vem a culpa?

Começando a observar pela minha experiência cheguei a conclusão de que as dificuldades como a pobreza as drogas e as violências das escolas o desinteresse dos profissionais e alunos devido aos obstáculos encontrados em seu percurso sendo publica ou privada as instituição vem destruindo os sonhos dos alunos e o interesses dos educadores de transformar o conhecimento na riqueza do país em que se vive.

Sabemos que o país poderá ser melhor se cada um de nos fizermos a nossa parte e para isso devemos começar diante a educação pois não a quem não a conheça mesmo quem não a tenha de alguma forma sente falta dela.

Infelizmente o fracasso e as dificuldades encontradas dos alunos ao ingressar no ensino superior em geral e devido a vários fatores desde nossos governantes que não valorizam os profissionais da educação ate mesmo a falta de interesse dos próprios educadores por falta de incentivo dos governadores e até mesmo dos jovens que vem surgindo a cada década.

Através desta pesquisa cheguei a compreender que as dificuldades encontradas aos alunos em especial com a geometria na qual vivenciei e devido que cada um de nós Professores da Educação somos responsáveis de educar e ser o melhor educador que possamos ser indiferente da valorização devemos ter ética e valorizar o que apreendemos levando sempre o melhor aos nossos alunos tentando cativar o interesse dos mesmos independente das dificuldades encontradas no decorrer do ensino-aprendizagem. O que é diferente na prática pois dentre meu percurso de trabalho o que vem se tornando super normal é deixar de lado conteúdos que geram mais trabalhos como a geometria mas esquecendo da sua importância e como é fácil ensinar o curioso, porém nos educadores estamos esquecendo da capacidade que temos de transformar as mentes de nossos alunos e fazê-los seres de uma mente brilhante capaz de construirmos o novos rumos ao futuro.

Sendo exemplos de diferença e persistência de sabedoria e conhecimento da importância de sonhar com um novo futuro independente de nossa realidade, pois o desânimo de muitos alunos vem junto também de conflitos vivenciados com os familiares no qual hoje tudo é tão normal ou com os próprios conflitos com os profissionais da educação .

Por isso devemos procurar sempre ser o melhor profissional da educação não deixando que os obstáculos destrua nossos interesse pois o ensinar é uma troca de conhecimento que gera o apreender cada vez mais com cada aluno no qual se convive. Mesmo aquele que passa pela escola sem se quer interessar por nada onde dificulta cada vez mais o seu aprendizado talvez ai seja o desafio que muitos deixam passar tornando difícil a aprendizagem dos alunos nos 1º semestre do ensino superior tornando o motivo das grandes desistência.

Para os profissionais que escolheram esta profissão esta em suas mãos o grande desafio fazer a diferença não tornando os obstáculos maiores que a arte de educar, pois eles apareceram não somente para você educadores como para seus próprios alunos não faça que eles desistam e sim que eles aprendam com os seus exemplos e construam o seu futuro como sua paixão pela arte de educar deve ser.

No decorrer desses anos com meu ingresso na universidade meu trabalho e professores inesquecíveis que encontrei pela minha jornada e como docente descobre que este dom e o melhor caminho para fazermos a diferença e a importância da cultura dentre todas as áreas de conhecimento em especial a geometria que pode ser uma aula super diferenciada conseguindo com que todos tomem gosto como os projetos que venho elaborando com meus alunos venho percebendo como a base de geometria poderia ter feito a diferença na desistência de muitos alunos que poderiam hoje estar formados.

Neste trabalho também abordarei como viajar dentre a geometria e diversos outros conteúdos como história, português dentre outros que encontram ligados a matemática geométrica, o que pode ajudar a tirar o bloqueio de alunos que não interessam com a matemática devido a facilidade encontrada em outros conteúdos, talvez abordando parte de um todo consigamos fazer a diferença incentivando que ser culto é aprender a compartilhar idéias com outros profissionais de varias áreas com objetivo de ampliar suas armas para interagir todos os alunos desde aquele que ama história, ciência, português dentre outras o que muita das vezes a dificuldade bloqueia as vezes ao interagir os conteúdos matemáticos para que consigamos quebrar as barreiras existentes conseguindo alcançar nossos objetivos. E diminuir as desistência dos estudantes no ensino superior.

Quero apresentar que cada educador e capaz de criar um espaço melhor em seu local de trabalho se doar-se completamente em sua profissão que é a arte de educar dando o seu melhor a seus alunos e a sua sociedade mostrando a todos a capacidade de transformar o futuro de todos com a educação magnifica.

Pois, a educação é a palavra chave de um futuro brilhante de muitos, ou seja sinônimo de luta e compromisso para desenvolver melhor o país acabando com o analfabetismo, tornando grandes profissionais com a melhor base para cada vez mais prazerosa se torna os anos iniciais do ensino superior que tem se tornando o maior índice de desistência devido as dificuldades do ensino básico.

Portanto espero que este trabalho possa incentivar e comprovar a importância de um simples professor na vida de grandes profissionais, pois a base do sucesso de muitos iniciaram desde a base com a educação e aprendizado que foi construído bem atrás com simples professores que mesmo diante da grande dificuldade não desistiram de passar o seu melhor.

Sou educadora e vejo a importância de dar o meu melhor devido a importância que os meus professores tiveram em não deixar que eu desistisse da geometria plana que me atormentou durante a minha jornada.

Mudei a minha perspectiva de vida hoje ela é abrangente e a grande lição adquirida dentre minhas pesquisas e meu percurso e que a educação transforma a vida de muitos alunos podemos não conseguir alcançar todos mas na grande maioria nos docentes seremos capaz de marcar a vida de alguém.

A arte de educar e a mais bela arte porque transforma sonhos em realidades e para qualquer que seja a profissão antes tem de passar por um simples docente.

O qual marcaram sua vida pois muitos podem estar deixando de lados o seus saberes adaptando ao sistema porém dentre este percurso encontrará aqueles admiradores da educação os quais te orientaram para jamais desistir.

Vocês educadores pensem o futuro de muitos jovens depende de seu empenho ao ensino-aprendizagem deles. Por isso não desistam pelos obstáculos pois vocês são responsáveis pelos maiores profissionais do mundo pois passaram por vocês e se hoje estou aqui escrevendo estas palavras e porque não desistiram de mim educadores assim como eu apaixonados pela arte de educar e preocupados pelo ensino-apreendizagem e desempenho dos jovens ingressantes do ensino superior.

Levantamento bibliográfico

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