O celular como ferramenta educacional.Como comprovar isto?
Vivemos numa era altamente tecnológica e, precisamos usar estes recursos, inclusive o aparelho celular para nos ajudar no dia a dia de nossas escolas.
As leis e decretos que hoje existem, são insuficientes para deter o uso indevido do celular em sala de aula.O que fazer então? Brigar constantemente com os alunos? Pô-los de castigo? Mas até quando?
A possível solução que hoje vislumbro é a parceria consciente do celular com as propostas pedagógicas das escolas.
Nossos alunos possuem os mais diversos aparelhos, muitos com acesso à Internet e com câmera aclopada que permite tirar fotos, realizar pequenos vídeos e com rádio am/fm.
Tenho usado a tecnologia ao meu favor durante a ministração de minhas aulas.Certa vez permiti a pesquisa na web via celular e grande parte dos meus alunos realizaram a tarefa sem nenhum estresse.
No entanto quando realizaram a pesquisa, pedi-lhes que desligassem os aparelhos, pois, dali para frente ele não teria mais serventia. Uma aluna das mais espertas, tentou me enganar e engatou uma ligação para alguém em plena sala de aula.De imediato ordenei o desligamento do aparelho, sob a alegação de falta de respeito às leis e ao propósito pedagógico da aula naquele dia.
Dias passados, acompanhei uma de minhas turmas em um passeio cultural em Araçariguama, região de Sorocaba,na Minas de Ouro. Conhecemos toda a área, tiramos fotos e filmamos outras coisas,em sua maioria com o celular. Depois,postamos as imagens em blogs para mostrar aos outros alunos que ainda não foram para conhecerem um pouco do lugar e do passeio.
Eu pus em meu blog várias fotos e escrevi um texto falando sobre o objetivo da visita. Confesso se não fosse o meu grande celular, não teria as minhas próprias imagens e ficaria um tanto impossível postar em curto espaço de tempo, as imagens e o texto do passeio.
Para que os objetivos sejam satisfatórios, o professor deve explicitar à turma o porquê de usar ou não o celular, para que não confundam a referida "permissividade" com liberdade, fazendo assim o celular passará de inimigo para amigo.