Indisciplina em sala de aula: um problema de todos.
Atualmente estamos amargando em nossas escolas, um grave problema que vem tirado de foco, a atenção de alunos, professores, funcionários e gestores escolares: a Indisciplina.
Como educador sempre sou surpreendido diante de cada manifestação de indisciplina, a pensar e a refletir sobre as principais causas que têm levado nossas crianças e jovens a desviar suas atenções em sala de aula principalmente ,para conversarem o que não devem, a gritarem ao invés de falar educamente, a se agredirem verbal e fisicamente, no lugar de agirem com respeito e cordialidade.
Vivemos numa era em que o Capitalismo exarcebado tem afetado em cheio as famílias, tirando-lhes as oportunidades de conversa e a chance de ensinarem os filhos a serem mais comportados e contidos.Antes, os têm atropelado e os fazem atropelar as pessoas que são colocadas e constituídas para lhes passar algum tipo de ensinamento, no caso da escola, os professores.
A falta de perspectiva também tem sido uma grande vilã. Muitos jovens não veem sentido na escola, estão até matriculados nelas, mas não se apropriam como deveriam fazer, do conhecimento erudito que somente ela tem condições de oferecer.
Sabe-se que o conhecimento é propagado e divulgado de diversas formas, ainda mais neste presente século, em que a tecnologia tem avançado de forma espantosa. No entanto, nossos jovens têm se perdido neste mundo de grandes mudanças e de muitas informações.Isto ao meu ver tem atrapalhado e muito a vida dos mesmos. Muito mais ainda do jovem mais carente, pois, para desenvolver as competências e habilidades necessárias para o bom desempenho escolar e depois, no mercado de trabalho, não consegue, apresenta sérios problemas, mas quando colocado diante de algumas tecnologias, o mesmo jovem, dá um show de conhecimento!
A indisciplina é tudo aquilo que foge das convenções, da boa ordem e dos bons costumes. Está na sala com carteiras e cadeiras mal colocadas, na sujeira, na depredação, no uso indevido dos celulares nos limites da sala de aula, nas conversas pessoais sem correlação com o conhecimento ora ofertado,na relação desgastada entre alunos e seus professores, na "permissividade" das ações nos limites da escola.
Se a indisciplina é na escola,compete à mesma ensinar e apontar caminhos de forma equilibrada, mas não se pode permitir que ela somente faça isto. E o conhecimento erudito para onde vai? São os professores porventura, "babás" melhor remuneradas somente para pajear os alunos? Nunca, de forma alguma!
Nisto, cito que a família deve cumprir este papel, pois, o professor tem que compartilhar conhecimento com seus alunos. Mas o que hoje presenciamos é o domínio da Indisciplina, porque o professor até colocar ordem na sala de aula e realizar a chamada, perde aproximadamente quinze a vinte minutos da aula. Quando consegue estabelecer a ordem e engrenar o rítmo de trabalho, a aula já está no término.
Mas a indiscplina não deve ser resolvida somente por famílias e pela escola. Os governos também possuem a sua parcela de culpa. No Japão, as crianças permanecem nas escolas em período integral e sentem prazer nela.Alguém já parou para pensar?
Por pesquisas realizadas, as crianças japonesas aprendem desde pequenas a terem disciplina, a respeitarem os mais velhos e a estudar para se autopromoverem.
Aqui no Brasil, nossos brasileirinhos, não vêm a hora de irem embora para as suas casas. Assim que chegam, pegam suas bolas, suas bonecas, seus jogos eletrônicos e se esquecem de suas leituras, seus livros e as datas de suas provas.
Quando chegam na escola, estão sempre por fora do assunto e não conseguem interagir entre si e com os professores. Estes por sua vez, estão cada vez mais esquecidos e desvalorizados pelos governos e, ainda são culpabilizados pelas mazelas sociais e pela parte que não lhes compete.
Como se não bastasse, pelo fato desses alunos não aprenderem, não recebem premiações financeiras e são chacoteados pela mídia. Quando estão em sala são vítimas da indisciplina de seus alunos, quando faltam, por varios motivos, um deles talvez por não se sentirem tão importantes, promovem ou aumentam a indisciplina nos alunos, que naquele dia, ficaram sem a sua presença.
Os sistemas educacionais diante deste exposto, não entendem que precisam tratar a educação com outros olhares, seus alunos, professores e gestores pedem socorro imediato. Promovem então a indisciplina na gestão educacional, não pagando de fato os profissionais da educação, e com pouco caso, ainda se vangloriam que estejam cuidando de fato deste bem precioso da sociedade!
Desde o número de alunos excessivo em sala de aula, até a cobrança indevida dos resultados, porque não se pode cobrar quando um dos agentes, não entende e não participa ativamente do processo.
A indisciplina em sala de aula, deve ser objeto de estudo e longos debates pelas entidades representativas do magistério e governo, para juntos chegarem à proposições reais para uma solução coerente, que possa satisfazer a todos e trazer o bem estar à sociedade,ao Estado e ao Brasil.