História do Brasil: recursos pedagógicos ao professor da escola básica
Estou convicto de que o professor de História tem responsabilidade dobrada. Precisa dar boa aula. É questão de sua imagem própria e do respeito que os alunos consagrarão ou não à nossa disciplina nos anos que vem à frente. Não se concebe uma aula meramente no achômetro que alguns confudem com "concepção crítica", ou seja, a gente fica falando mal dos personagens da História. Isso não é ensino crítico, é burrice.
Algumas boas indicações para o professor se aperfeiçoar, qualificar suas aulas na escola básica (fundamental e médio):
HISTÓRIA E MATERIALISMO HISTÓRICO NO BRASIL- Nelson Werneck Sodré. O autor tem uma qualidade que falta na maioria dos escritores. Ele fala das interpretações a respeito do Brasil no ensino de História sem aquele chato, nojento e pedante linguajar dos livros de mestres e doutores das nossas pos-graduações. Werneck Sodré combina teoria, compreensão e aplicação prática de método.
HISTÓRIA CRÍTICA DA NAÇÃO BRASILEIRA - Renato Mocelin. Este não é apenas um livro descritivo e especulativo de ensinar História. O autor ajuda o professor fornecendo as interpretações e mostrando pinceladas dos interpretes famosos da nossa disciplina.
HISTÓRIA NOVA DO BRASIL - Volumes 1 e 4. Esta coleção, também de autoria de Nelson Werneck Sodré, só encontrada em sebos (www.estantevirtual.com.br e www.livronauta.com.br) foi preparada para uso em sala de aula e abrange grande parte da nossa história - 1500 a 1964. Quem trabalhar estes textos com os alunos, terá melhor compreensão do período Lula e Dilma, porque se remetem ao contexto da História Nova. Se quiserem, podemos trocar idéias por e-mail (acirpr@hotmail.com).
SOCIEDADE BRASILEIRA: UMA HISTÓRIA. Autor: Aquino.
Enumerei na parte de História do Brasil. Oportunamente, anotarei bons e esquecidos livros, que ensinam e prazeirosos, sobre História Universal.
Estou convicto de que o professor de História tem responsabilidade dobrada. Precisa dar boa aula. É questão de sua imagem própria e do respeito que os alunos consagrarão ou não à nossa disciplina nos anos que vem à frente. Não se concebe uma aula meramente no achômetro que alguns confudem com "concepção crítica", ou seja, a gente fica falando mal dos personagens da História. Isso não é ensino crítico, é burrice.
Algumas boas indicações para o professor se aperfeiçoar, qualificar suas aulas na escola básica (fundamental e médio):
HISTÓRIA E MATERIALISMO HISTÓRICO NO BRASIL- Nelson Werneck Sodré. O autor tem uma qualidade que falta na maioria dos escritores. Ele fala das interpretações a respeito do Brasil no ensino de História sem aquele chato, nojento e pedante linguajar dos livros de mestres e doutores das nossas pos-graduações. Werneck Sodré combina teoria, compreensão e aplicação prática de método.
HISTÓRIA CRÍTICA DA NAÇÃO BRASILEIRA - Renato Mocelin. Este não é apenas um livro descritivo e especulativo de ensinar História. O autor ajuda o professor fornecendo as interpretações e mostrando pinceladas dos interpretes famosos da nossa disciplina.
HISTÓRIA NOVA DO BRASIL - Volumes 1 e 4. Esta coleção, também de autoria de Nelson Werneck Sodré, só encontrada em sebos (www.estantevirtual.com.br e www.livronauta.com.br) foi preparada para uso em sala de aula e abrange grande parte da nossa história - 1500 a 1964. Quem trabalhar estes textos com os alunos, terá melhor compreensão do período Lula e Dilma, porque se remetem ao contexto da História Nova. Se quiserem, podemos trocar idéias por e-mail (acirpr@hotmail.com).
SOCIEDADE BRASILEIRA: UMA HISTÓRIA. Autor: Aquino.
Enumerei na parte de História do Brasil. Oportunamente, anotarei bons e esquecidos livros, que ensinam e prazeirosos, sobre História Universal.