Pré-Escola

Pré-Escola

Daniel Feitosa Barros

UFPI, 2012.

Desde o nascimento a pedagogia está presente na vida do ser humano. A educação advém a partir do nascimento do indivíduo e sua relação com o meio em que reside. O ambiente onde o indivíduo nasce e se desenvolve, estimula á obtenção, reprodução e transformações dos fatos sociais, culturais e éticos, construído no decorrer da história do indivíduo em formação.

A pedagogia e educação são pontos indispensáveis na formação educacional de qualquer indivíduo, a influência que as mesmas direcionam é significativamente perceptível e atuante na vida de um dado sujeito, até mesmo porque a educação é um processo de construção determinada ao longo de todo um desenvolvimento, este que muitas vezes vem acarretado de um fato prioritário e contínuo já imposto por uma sociedade que por conseqüência atinge a família e a escola. A educação por sua vez é um processo pratico e continuo de construção de conhecimentos e que jamais deve ser interrompido, coloca-se isto pelo simples fato de fazer parte da formação de um individuo como um todo.

Contudo tem-se que a educação deve ser aplicada logo nos primeiros minutos de vida passando depois de algum tempo a ser um processo padrão e obrigatório da sociedade, isso se dá quando o individuo pela primeira vez conhece a escola e começa a sofrer um processo de socialização e aquisição dos primeiros saberes científicos. Esse processo acontece na pré-escola; primeiras séries iniciais de formação e desenvolvimento educacional do homem.

Assim como os primeiros contatos relacionais, no sistema familiar, muito influenciarão o modo como a criança se relacionará com os demais, o contato inicial com os professores da pré-escola será muito significativo nas futuras relações com os seus professores. A preocupação maior deve estar concentrada no aprendizado da sociabilização e do explorar criativo do meio. Quanto menor a preocupação com a iniciação da aprendizagem formal, melhor. Este é o momento para facilitar a exploração do meio através do toque, do movimento e de ter contato com o ar livre.

Os objetivos da pré-escola devem visar o desenvolvimento físico, emocional, social e intelectual da criança, objetivando sua autonomia, auto-controle e confiança para se expressar e se comunicar. Entretanto, tudo deve ser feito em paralelo ao respeito das características de sua faixa etária, principalmente no que se refere à disciplina. Esta época não prioriza o receber e, sim, o explorar e o descobrir.

O professor e a escola devem estar conscientes de que uma criança é criança porque brinca. Se não consegue brincar, não está bem; se seus pais e seus professores não a deixam brincar, eles também não estão bem. Se o brincar é pobre de imaginação ou fixo em algum objeto, a criança não está conseguindo fantasiar a partir de suas necessidades de elaboração e, ainda nesse caso, não deve estar bem.

Exigir mais do que a criança está apta a dar consistiria em um alto desestímulo e desinteresse futuro pelo aprender. Embora a pré-escola não exista para substituir os pais, ela é a primeira ponte de separação e a representante primitiva da metáfora de que sair do ninho é preciso para poder crescer!

Não há como esquecer a importância da pré-escola no histórico pedagógico da criança. Ela é o primeiro campo de energia que servirá de base para a aprendizagem formal. Sua prioridade é acolher a criança, é facilitar e auxiliar os pais a permitirem esta "descolagem do ninho", é mostrar à criança que pode se sentir feliz longe dos pais, sem almejar substituí-los. O professor da pré-escola precisa gostar de lidar com crianças e entender suas necessidades, sua responsabilidade é enorme, por isso deve ter o apoio e orientação pedagógica da escola, sempre que necessários, pois são os primeiros agentes que influenciarão o processo de como a criança se relacionará com o aprender.

Daniel Feitosa Barros
Enviado por Daniel Feitosa Barros em 18/04/2012
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