PSICOMOTRICIDADE
PSICOMOTRICIDADE
“Preserva a tua paz. É como a paz que sentes a vida mais profundamente, compreende mais as pessoas e melhor trabalhas, dormes, pensas, ages e amas”. (Lourival Lopes).
É comum dizermos que a palavra psico está ligada diretamente, ao termo que indica alma, espírito e mente. Já motricidade forma um elo dinâmico movido pela qualidade da força motriz, propriedade que certas células nervosas possuem de determinar a construção muscular. Poderíamos afirmar que a psicomotricidade seria uma ciência? Alguns estudiosos afirmam que a psico motricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Então, seria verdadeira essa definição? Achamos que sim. O soma e a psique integram a unidade indivisível do home. A Psicomotricidade, como ciência da educação, enfoca esta unidade educando o movimento ao mesmo tempo em que põe em jogo as funções intelectivas. O “Psi” é uma designação que dá elasticidade quase infinita aos recursos plásticos da mente, tais como conhecimento do passado (telepatia), ou acontecimentos que tiveram lugar anteriormente e se encontram gravados nas mentes de outras pessoas; conhecimento de ocorrências no mundo exterior (clarividência), sem o contato com impressões sensoriais, e percepção do futuro (presciência).
A psicomotricidade relaciona-se ao processo de maturação, onde o corpo é o ponto inicial, ou a origem das aquisições cognitivas, orgânicas e afetivas. Esse processo tem como pilotis três conhecimentos básicos importantes, a saber: movimento, intelecto e afeto. As primogênitas evidências da psicomotricidade conduzem-na a uma importância muito arraigada ao processo evolutivo do ser humano, pois além do processo de maturação, dos movimentos básicos (movimento, intelecto e afeto), a psicomotricidade é empregada como concepção de um movimento tanto organizado, quanto integrado, quando as funções experimentais vividas pelo homem a ação é resultante de sua individualidade, de sua socialização e linguagem. Podemos citar que as evidências iniciais de um desenvolvimento mental normal não são mais que manifestações motoras.
É um processo dinâmico, visto que está ligada a educação clínica, a consultoria, supervisão e pesquisas. Daí concluirmos que tanto a inteligência faz parte desse importante processo. Durante toda a primeira infância, isto é, até os três anos de idade é a função imediata do desenvolvimento neuromuscular. Temos os Centros Superiores – Córtex Sensorimitor –Tronco encefálico – Tronco encefálico e Medula espinhal e atrelado os receptores e as fibras musculares. Contamos ainda com o Tálamo, o Núcleo de base e o Cerebelo, que é o órgão responsável por nosso equilíbrio. O Cerebelo é a segunda maior estrutura do encéfalo. Está localizado no mesencéfalo e ocupa a face inferior e posterior da cavidade do crânio. Em outro momento, a inteligência e a motricidade vão se tornar independente rompendo assim o elo que as ligavam, no entanto esse elo pode aparecer nos casos de retardamento mental. O mesencéfalo é a estrutura superior do tronco que liga o tronco cerebral - ponte ou ponte e cerebelo com o diencéfalo.
O diencéfalo e o telencéfalo formam o cérebro, que corresponde ao prosencéfalo. O cérebro é uma parte muito importante, pois é a mais desenvolvida do encéfalo ocupando em torno de 80 por cento da cavidade craniana. É uma estrutura impar, pois só conseguimos visualizar a porção mais inferior do cérebro. São componentes do diencéfalo: o tálamo, hipotálamo, epitálamo e subtálamo, e estão relacionados com o terceiro ventrículo. O telencéfalo do ser humano contém cerca de 35 bilhões de neurônio e pesa aproximadamente 1,4 quilos. É dividido em dois hemisférios cerebrais bem desenvolvidos. São sedes da memória, dos nervos sensitivos e motores. Nos ventrículos cerebrais, que são os ventrículos laterais e o terceiro ventrículo, contamos com mais um ventrículo, o quarto que fica mais abaixo do tronco encefálico. Na realidade e importante saber as nuanças dos componentes do nosso cérebro, pois a motricidade e a inteligência são potenciais gerados nele. Possuem reservatórios do líquido Cefalorraquiano (Líqüor) participando na nutrição, proteção e excreção do Sistema Nervoso. O cérebro possui inúmeras nuanças importantes, mas pelo espaço não podemos citá-las em nossa matéria.
O paralelismo psicomotor se mantém determinando que a um quociente intelectual diminuído corresponda um rendimento motriz também deficiente. Várias características variadas fazem parte deste paralelismo, visto que os diversos graus de deficiências mentais correspondem no campo motor a graduações que vão desde a debilidade motriz leve que se traduz em torpor do comportamento geral aos transtornos por lesões do sistema nervoso: ataxia; espasticidade, hemiplegia, conforme nos ensina Dalila Molina de Costallat. Ressalte-se que o nosso Sistema Nervoso Central está dividido em encéfalo e medula, sendo o encéfalo correspondente ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo, e tronco cefálico, que se divide em Bulbo, situado caudalmente, Mesencéfalo, situado cranialmente e Ponte, situada entre ambos. As chamadas substâncias cinzenta e branca estão situadas no Sistema Nervoso Central. Os neurônios estão locados na camada cinzenta e seus prolongamentos na branca. Com exceção do bulbo e da medula, a substância cinzenta ocorre mais externamente e a branca mais internamente. (http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso3.asp). Estes órgãos estão protegidos por estruturas esqueléticas, ou seja, caixa craniana que protege o encéfalo; e coluna vertebral, protegendo a medula, que também recebe o nome de raque. Também são protegidas por membranas nominadas de meninges, protegidas pela dura-máter (a externa), aracnoide (a do meio) e pia-máter (a interna). Entre as meninges: aracnoide e pia-máter existe um espaço com um líquido denominado liquido cefalorraquiano ou líquor.
A hemiplegia citada anteriormente é uma doença rara na medicina. Em idosos, o AVC ( AVE) é a causa mais comum de hemiplegia. Em crianças, a maioria dos casos de hemiplegia não tem nenhuma causa identificável e ocorrem com frequência em um em cada mil nascimentos. Nas crianças até dois anos de idade é considerado com paralisia cerebral. No site Wikipédia - pinçamos: “É bem conhecido que a incidência de hemiplegia é muito maior em bebês prematuros do que os bebês normais (que nascem no tempo devido)”. Existe também uma elevada incidência de hemiplegia durante a gravidez e especialistas acreditam que pode estar ligado ou relacionado com o fornecimento quer uma traumática, o uso de fórceps ou algo que provoque lesão cerebral. Em adultos causa trauma, sangramentos, no cérebro infecções e cancros. Hipertensão e diabetes estão mais propensos ao Acidente Vascular Encefálico.
A psicomotricidade tem tudo haver com o cérebro, por isso, resolvemos estender o nosso estudo e acrescentar que: “Hemiplegia não é uma doença progressiva, exceto em condições progressivas como um tumor cerebral de crescimento. Uma vez que o dano ocorreu, os sintomas não devem piorar. No entanto, por causa da falta de mobilidade, outras complicações podem ocorrer que vão desde a rigidez muscular e articular, perda de condicionamento aeróbico, espasmos musculares, cama de feridas, úlceras de pressão e coágulos de sangue. Súbita recuperação da hemiplegia é muito raro. Muitos dos indivíduos terá recuperação limitada, mas a maioria vai melhorar a partir de reabilitação intensivo e especializado. Potencial de evolução pode diferir em paralisia cerebral, em comparação com adultos lesão cerebral adquirida. É vital para integrar a criança hemiplégica na sociedade e incentivá-los em suas atividades de vida diária. Com o tempo, alguns indivíduos podem fazer progresso notável. Conhecer as nuanças da pscomotricidade é muito importante e de grande valia. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AVSPE- DA ALOMERCE E DA AOUVIRCE