Inclusão Escolar para Pessoas com Deficiência

Acompanho a luta dos pais que desejam ter seus filhos incluídos em uma Escola Pública. Concordo plenamente que existem várias patologias no universo da deficiência, que apesar das dificuldades intelectuais, motoras, na fala, audição e visual, todas têm o direito de serem incluídas na sociedade, além da convivência e interação com as pessoas da família, vizinhança e toda a sociedade. Dentro da rotina diária é preciso também que as suas matrículas, se integrem a educação do aprendizado…

É necessário que as escolas estejam preparadas para receber essas crianças e que os educadores tenham passado por uma capacitação completa, no sentido de monitorarem todas as necessidades que cada aluno com deficiência tem, e mesmo com estas experiências é preciso também, ter a sensibilidade, vocação e principalmente paciência e amor ao próximo.

Os gestores das escolas não podem aceitar esses profissionais em caráter de indicação de políticos e outros fins, mas apenas pessoas preparadas.

Tenho visto através da imprensa e redes sociais, que muitas escolas ainda não estão preparadas pra este fim, e que algumas apenas cumprem em caráter da lei, fazendo vistas grossas, não respeitando este direito e impedindo que os pais e familiares façam um acompanhamento, no sentido de ser um voluntário: colaborando com os funcionários designados em cuidar destas crianças e adolescentes, passando informações e cuidados práticos e mesmo que tenham adquirido as informações necessárias. Eu acredito que esses familiares estarão contribuindo e muito, devido uma parte dessas crianças terem necessidades educacionais especiais… Não vejo estes pais e familiares atrapalharem, muito pelo contrário, vem muito a contribuir… É claro que nem todos os pais poderão fazer isto e aqueles que podem fazer espontaneamente, também contribuirão com as demais crianças e adolescentes. Assim como existem voluntariados em outros segmentos da sociedade como, por exemplo, em hospitais, casas de repouso, entidades… porque não também nas escolas! Quem sabe logo, com políticas públicas integradas, não precisamos mais de situações desta natureza…!

Nosso governador e prefeito precisam pensar muito sobre estas questões, juntamente com a família das Pessoas com Deficiência e Entidades Representativas, a fim de buscar uma solução adequada e definitiva e não ficar “empurrando com a barriga, criando situações polêmicas e fazendo vistas grossas”. Porque enquanto isto quem sofre, são as crianças e seus familiares…

Nota: Este texto se refere às Escolas Estaduais e Municipais; podendo também incluir Escolas Particulares…

Abraço!

José Deoclécio de Oliveira

Facebook: Deoclécio Oliveira

Postado no Blog Deficiente Ciente

13/04/12 Por Vera Garcia

http://www.deficienteciente.com.br/

José Deoclécio de Oliveira
Enviado por José Deoclécio de Oliveira em 14/04/2012
Reeditado em 14/04/2012
Código do texto: T3611525
Classificação de conteúdo: seguro