A INTENCIONALIDADE PEDAGÓGICA
A educação, como prática social, é um fenômeno complexo, histórico, situado e que expressa múltiplas e conflituosas determinações das sociedades humanas nas quais se realiza. Esse processo sempre foi alvo de constantes discussões e apontamentos que motivaram sua evolução em vários aspectos, principalmente, no que tange a condução de metodologias de ensino por parte dos educadores e a valorização do contexto escolar formador para os alunos.
Pode-se afirmar que o objetivo do pedagógico se configura na relação entre os elementos da prática educativa: o sujeito que se educa, o educador, o saber e os contextos em que ocorre”.
Compreender a sala de aula como espaço de conhecimento compartilhado torna-se uma necessidade pedagógica indispensável para a compreensão dos processos de ensinar e de aprender.
A sala de aula é um ambiente de transformação onde se evidenciam os diversos interesses das classes sociais. Desta forma, o seu caráter político está embutido no trabalho pedagógico ali desenvolvido, representando um espaço que o professor dispõe para ajudar a diminuir as desigualdades sociais.
A educação é considerada como tradição recebida ou sabedoria transmitida de uns para outros, dos que sabem para os que ainda não sabem, dos educadores para os educandos, dos adultos para as crianças e adolescentes. É ai que se estabelece o quadro das relações pedagógicas entre professores e alunos: os que ensinam e os que aprendem. Facilmente a estrutura social de reproduz nesta relação ideológica de poder que, no sistema escolar, subsiste em todos os níveis.
Freire estabeleceu um conjunto de princípios que podem nortear a prática docente, onde o educador necessita de outros saberes, dentre eles o respeito aos saberes do educando e para isso, ensinar exige humildade educacional para entender o educando como cidadão que já possui uma leitura de mundo. Na sua prática, cabe ao professor descobrir a melhor maneira de ensinar o conhecimento escolar a partir do conhecimento cultural do aluno, num processo onde o saber científico só será aprendido quando o conteúdo tiver significado na vida do educando, ou seja, o verdadeiro aprendizado se dá nas relações contextualizadas. Na visão do autor, a prática educativa é libertadora, pois liberta professor e aluno levando-os a buscar seu próprio conhecimento através da autonomia, que só acontece quando ambos obtêm consciência política e compreensão do mundo em que vivem.