LEI SECA
Lei seca - até que enfim uma derrota dos arrogantes marechais do transito.
Mas vamos começar pelo PEDESTRE
E falando da impiedosa lei seca, antipática lei seca e inconstitucional lei seca, falemos também da fragilidade e incompetência da lei no que diz respeito ao pedestre, que é mimado e tratado como se fosse um bebê.
Pedestre – também não tem educação para andar na faixa branca ou atravessar a rua e quando flagrado por um fiscal do transito, deveria também ser punido por isso.
Pedestre também bebe, pedestre também atravessa a rua bêbado.
As punições oriundas de autoridades de transito tomam como base rigorosamente os efeitos, mas não consideram a origem a causa que é o inevitável progresso tecnológico e que temos que aprender a conviver com ele.
Os interesses são recíprocos. O mesmo veiculo que atropela um pedestre, leva um doente em coma para um hospital, transporta mercadorias por kms. e kms. de distancia, transporta remédios, transporta médicos e os mesmos motoristas que são chamados irresponsavelmente de bêbados antes de qualquer verificação, são também pedestres e têm muito mais consciência do que fazem do que o iinverso, ou seja, o pedestre que não tem carro.
Criaríamos então um cadastro de pedestres infratores e as infrações seriam consideradas numa ocorrência de morte e atropelamento de transito de forma que quando alguém fosse atropelado teríamos que ter a folha corrida tanto do atropelador, como do atropelado e tudo isso poderia se tornar um agravante ou um
Será que dá pra falar um pouco de educação do pedestre que todos nós somos?. Todos falam que motorista não tem educação. Nós motoristas, já temos problemas demais aqui em Goiânia, com a inversão maluca das preferenciais, excesso de rotatórias, para justificar conversões à esquerda e levamos a culpa de tudo, até pela incompetência do SMT em sinalizar. Mas o SMT, faz pior, além não conhecer as técnicas corretas universais de sinalização, ainda não faz nada, para educar os pedestres. Temos aqui como em qualquer cidade brasileira, o uso dos recursos de impostos que são desviados para a corrupção, ao invés de servirem para a construção de viadutos que permitissem a efetivação de corredores eficientes de transito. Goiânia é sem duvida e com certeza talvez a única capital no Brasil que não tem viadutos e faltam aqui pelos menos uns 60 a 80 e portanto estamos atrasados uns 20 anos. e assim perguntamos:
• E o pedestre, sabe atravessar uma rua ?
• Sabe que deve olhar pra um lado e pro outro ?
• Sabe que entre um carro e outro, pode atravessar uma moto ou até uma biclicleta. Sabe que ela pode estar até na contra-mão ?
• Sabe distinguir uma faixa branca com semáforo, de uma faixa sem semáforo.Sabe que pode exigir da Prefeitura semáforos nos locais de maior movimento ?
• Sabe o perigo que corre ao atravessar uma faixa, com o carro ainda em movimento.
• Sabe o perigo que corre ao atravessar uma faixa, logo na esquina ?
• Sabe o perigo que corre ao atravessar uma faixa sob sombras de árvores?
• Sabe que o carro pesa uma tonelada e que pode ter falha mecânica, independente da vontade do motorista ? Ai o motorista vai pra cadeia e o pedestre defunto, vai fazer o que ?
• Sabe que se passar numa faixa branca, onde um ônibus está parado atrapalhando a visão de outros carros, deve olhar primeiro antes passar confiante ? Sabe que pode exigir do SMT a mudança dos pontos de onibus, para pararem DEPOIS das faixas ?
• Sabe que as faixas brancas colocadas sob sombras de arvores, estão erradas e atrapalham a visão do motorista e que assim sendo não se deve confiar nelas ?
• Sabe que ao passar numa faixa branca, deve usar o bom senso, como por exemplo há 50 metros vem um ou dois veículos, espere um segundo, não custa nada. Melhor que provocar um acidente de faze-los parar bruscamente.
• Sabe que a chuva atrapalha a visão do motorista e nunca deve confiar, pois é melhor atravessar à moda antiga.
• Será que ele sabe finalmente, que deve exigir da Prefeitura, os semáforos nos locais de maior movimento ?
• Será que ele sabe ainda, que quando tem opção de apertar o botão, para fazer o sinal ficar vermelho, não precisa faze-lo, quando não tem movimento de carro ?
As vezes, vem um carro a dois kilometros e ele aciona o botão quando poderia passar folgadamente. Resultado o carro, fica impedido de seguir e olhando moscas.
• Será que ele sabe finalmente que motorista não tem como freiar um carro, mesmo estando em baixa velocidade, assim de repente.? E que não custa nada usar o bom senso e respeitar uma distancia regulamentar ?
• Resumindo: tudo cai em cima do motorista, que afinal, não quer matar ninguém. Concordo que existem os irresponsáveis, bêbados, corredores, mas eles são uma minoria. Que sejam punidos, estão por ai, estacionando em fila dupla, avançando sinais, dirigindo bêbados, estacionando nas esquinas, estacionando em locais onde a placa diz parada e estacionamento proibido.
• Alguém está lá pra multá-los? Se disserem que sim, estão mentindo. Vamos então esclarecer ao pedestre, que ninguém é dono da rua sozinho, nem o pedestre e nem os motoristas, ambos tem que ter consciência do que estão fazendo, se respeitando mutuamente. Vamos acabar com esse negócio do pedestre achar que o motorista tem de estender tapete vermelho pra ele. E fica pior ainda quando o pedestre sobe em cima de uma bicicleta e sai pelas ruas da cidade a noite e acha que o motorista tem que enxergá-lo.
• Vamos acabar com essa palhaçada das autoridades e da grande imprensa de modo geral. É hora do motorista reagir, chega de demagogia.